quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PanVel



Estas empresas desconhecidas da bolsa que você compra, sem saber direito o que está comprando, mas que acaba funcionando. Comprei esta empresa por 148 reais em 29 de abril de 2014. Fiquei posicionado um tempo mas resolvi vender tempos depois por 230 reais. A cotação do papel não andava e já estava satisfeito com o lucro. Mas foi só vender que o preço começou andar e foi parar nos 666 reais. Isto é renda variável, transferência de dinheiro dos mais aflitos para os mais pacientes.


Relembre o post...

Abrindo o HB agora à noite percebo que uma ordem de compra que já estava lançada há semanas foi executada, se trata de um aumento de posição na PNVL3 com execução em 148,48. Muitos irão questionar o motivo do encarteiramento deste papel sem liquidez e sem tag along. Escolhi esta empresa para ser a representante da área de saúde/farmácia na carteira muito em função dos números apresentados nos últimos anos. O ponto negativo é a margem baixa que é característica do setor.

36 comentários:

  1. Vou buscar informações dessa farmácia, é um segmento que não tenho em carteira.

    Mas, por que comprar PANVEL e não as demais?

    ResponderExcluir
  2. Quais seriam as demais? Droga Raia? BH Pharma? Os números da PanVel estão melhores.

    ResponderExcluir
  3. Uó,

    O que lhe chamou a atenção neste segmento ?
    A algum tempo atrás estava analisando ele, mas não me senti muito confiante. As margens são muito baixas e me sinto um risco extra encarteirando este segmento. Com margens baixas, a resistência a problemas no segmento é muito perigoso, pois ela não tem "gordura" para queimar.
    Acredito que a indagação é a mesma quando comentei sobre o setor agropecuário. :)

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da mesma opinião. Margens baixas, concorrência altíssima. De fato a margem e roe dela são invejáveis frente ao setor, mas não se esqueça que é ela vale só 10% da Raia. E nesse ramo a concorrência não dura muito, ou abocanham e é ai que pode ter dar altíssimos ganhos, ou abrem uma Raia de um lado e uma Drogasil do outro só pra fuder tudo.

      Drink coke!

      Excluir
    2. Estagiário. Na verdade o segmento não me chama a atenção, mas estava querendo pelo menos uma empresa deste setor. Mas por setor não cíclico é bom de certa forma.

      Excluir
    3. Coquinha, concordo c suas colocações.

      Excluir
  4. É, acima de tudo, um ato de coragem.

    Como você mesmo pontuou, trata-se de uma ação de baixíssima liquidez e sem tag along. Pelos meus critérios, não se enquadra à minha carteira.

    E como grandes riscos pressupõem grandes rerornos, torço para que o seu feeling esteja correto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Uorrem - bom dia. Qual o seu alvo de participação deste setor na sua carteira ?

    O Grupo Ultra comprou a Extrafarma (rede de farmácias com presença no Norte / Nordeste). Não seria uma forma de se expor indiretamente ao setor ?

    Desculpe as perguntas, mas como estou iniciando quero ver se consigo tirar o máximo de duvidas com os mais experientes.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem alvo definido EP, por eqt 1% da carteira de ações está bom. Tenho tbo grupo Ultra, gosto dele.

      Excluir
  6. aff, tô fora! rs

    E aí, já comprou suas ABEV3 hoje? (-5,5%)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora abro HB para operações só no primeiro dia útil da semana.

      Excluir
  7. Eu comprei muito. BAGUAL

    ResponderExcluir
  8. Eu sou 100000000 vezes mais a UGPA, que recentemente vem atuando tb no ramo farmacêutico.
    Liquidez, tag along, mercado, força da marca. Holding de vários segmentos.
    Nem se compara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...ia comentar isto com o Uó.

      Excluir
    2. Também prefiro, está encarteirada tb e vou aumentar exposição em breve

      Excluir
  9. No setor farmacêutico eu ficaria com a RADL3.

    ResponderExcluir
  10. Também comprei Pnvl3 este mês.
    Empresa excelente, líder em sua área de atuação (região sul, em especial no Rio Grande do Sul), margem baixa mas bastante estável ao longo dos anos, lucros crescendo a taxas superiores a 15% a.a., plano de expansão bem definido até pelo menos 2017.
    Poderia listar inúmeras outras qualidades, mas este não parece ser o espaço adequado.

    Uó, acredito que fizemos a escolha certa dentro do setor.
    Torço para que a cotação continue a cair, pois minha posição ainda é pequena e pretendo aumentar.

    Acho interessante ver que quase todos os comentários anteriores ao meu são desfavoráveis.
    Opiniões divergentes são muito bem vindas, mas, desculpando-me desde já pela rudeza, nenhum dos que postaram acima parecem ter estudado minimamente a empresa antes de criticar a compra do Uó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é anom, vou colocar os graficos no proximo post para o pessoal analisar melhor, rs.
      Comprou a quanto? Quais outras ações vc tem?

      Excluir
    2. 150 mesmo.
      Deixei uma nova ordem a 130 mas não chegou lá.
      Na carteira mtsa4, eztc3, cgra3, prbc4, pine4, abcb4, itub4, bbas3, ggbr4, logn4, sled4, pnvl3, petr4 a brap3.

      (eu sei, eu sei: muitos bancos, empresas de commodities, empresas cíclicas e microcaps sem liquidez. Mas, no geral, tirando bradespar e petro, sinto-me confortável com as demais empresas da carteira, ainda que o desempenho tenha ficado bem a desejar)

      Excluir
    3. Já ta querendo comprar mais? rs
      O lote cheio caiu bem, mas o fracionario nao acompanhou,
      legal sua carteira, como esta a rentabilidade?

      Excluir
  11. também comprei esta semana a R$ 150 (sem target para sair. Na verdade pretendo ficar por muitos anos, se ela continuar boa). Comparando com os números da Radl3, não vejo como optar pela radl3. Sinceramente. Empresa redondinha, forte crescimento. Roe na faixa dos 20%. Nas próximas décadas a população idosa vai continuar crescendo. Mesmo que o setor seja concorrido, acredito que a empresa vai se dar bem. Como o lote é muito caro, ela momentaneamente é a maior posição em minha carteira. Aos poucos vou aportando em outras e com isso vou diminuindo o percentual nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Anon, também concordo com tudo que você falou, meinha próximas análise de fundamentos será dela e vou postar aqui. Até já estava posicionado em RADL3 mas resolvi trocar pela PNVL3. Você compra no integral ou fracionário?

      Excluir
  12. Bela aquisição UO.

    Setor muito promissor para o longo prazo.
    Ela tem a melhor margem do setor (setor com baixa margem msm), roe > 20%,
    P/L por volta de 12, a queridinha do setor RADL por volta de 60, BPHA nem lucro dá.
    Os lucros vem crescendo continuamente, em torno de 18% a.a. nos últimos 10 anos,
    a empresas anunciou recentemente um novo plano de expansão, o DY é baixo mais
    isso é tipico de empresa de crescimento, divida praticamente zero.
    O único defeito é tag along de 80%, pra ser sócio tem q aceitar isso.
    Já tenho e to comprando mais.
    Abraço


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anôn, pelo visto não é só eu que viu esta empresa como atrativa, rs, isto me deixa mais seguro. Realmente gostei mais dela em relação às demais do setor, depois vou analisar calmamente o último release dela. Você tem outra do setor de saúde?

      Excluir
    2. Só ela no momento, gosto de odpv também, empresa redondinha. mas acho cara no momento, quem sabe pego ela num queda.

      Excluir
    3. Já flertei com a ODPV3, mas desisti. Amil era legal. Fechou

      Excluir
  13. Não dá pra comprar no fundo e vender no topo sempre. Se teve lucro, é o importante nessas negociações com renda variável. Parabéns pelo negócio uÓ.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho coragem de investir em empresas assim. Admiro quem tem

      Excluir
  14. Uórrem, sou eu novamente, o autor do antigo blog, Um Ativo Diferente, sobre aluguel de temporada.

    Agora mudei o meu blog para ficar mais fácil de visualizar seguindo a sua dica!

    viverdealugueldetemporada.blogspot.com.br

    Estou adicionando você no Blogroll e por favor, adicione o meu, tenho certeza absoluta que vai gostar dos meus posts, vou quebrar alguns paradigmas aqui em vários temas da blogosfera.

    grade abraço,

    Viver de Aluguel de Temporada

    ResponderExcluir