terça-feira, 15 de março de 2016

Como é a Preparação de Um Trader para Operar no Mercado?


Veja meu novo site Aqui 

Antes de mais nada, preciso deixar claro que não "sou" Trader, muito menos "estou" Trader, estou sim em um processo de formação, de avaliação e de observação. Mas nem por isto preciso agir como um amador, preciso sim de métodos de preparação técnica e psicológica durante esta etapa.

E uma das atividades mais importantes para um Trader é a preparação pré-pregão. Para o operador de contratos de índice e dólar o mercado abre às 9 horas, uma hora antes da abertura do mercado de ações e FIIs. E é de suma importância que às 9 horas o operador já esteja à par do cenário macro atual.


O meu processo de preparação começa logo quando acordo, após assistir aos principais noticiários do dia anterior nos sites das emissoras, e também consultar as principais manchetes dos portais de notícias como esta da figura acima, abro o meu Twitter para obter as últimas notícias do mercado.


Gosto muito do Twiter pois ele filtra para mim as principais notícias dos últimos minutos. Como as chamadas são bem resumidas também fica fácil selecionar as mais importantes.

Após a leitura das principais notícias, consulto então o calendário econômico do dia. Esta é uma etapa importante pois eventos com 3 tourinhos costumam chacoalhar o mercado, e nestes momento não é bom estar com posições em aberto. Os eventos nos E.U.A. costumam ser os mais influentes no nosso mercado, por isto fico de olho na agenda americana.


Em seguida consulto as cotações do mercado futuro do Dow e do Brent conforme gráficos abaixo. O viés destas cotações está muito ligado ao nosso desempenho aqui, serve como termômetro. Na maior parte das vezes, quando o Dow e/ou o Brent estão negativos, abrirmos aqui também no negativo. Não é regra, mas serve como referência. Hoje o Dow está com -0,5%, podemos esperar aí um gap de baixa de 500 a 1.000 pontos na nossa abertura (chute).



Boas operações a todos!

42 comentários:

  1. Troll, com a abertura de hoje sua operação acabou se mostrando a violinada do ano, foda hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala... tô puto... por isso que nunca fui bom jogador de pôquer.
      Agora é aguardar para ver até onde vai essa correção. Abaixo dos 46k, pode dar um boa compra!

      Excluir
    2. Na próxima entra com 4 e faz parcial com 2.

      Excluir
  2. Olá Uo!

    Fico imaginando como seria uma vida boa ser um trader.

    Acordar às 07:30, ir tranquilamente à padaria, tomar um café até às 08:30, após montar o plano de trades do dia, ler as notícias, e às 10:00 ligar o Home Broker e esperar algum modelo pré-definido ser acionado.

    Bater o objetivo do dia, fechar o Home Broker às 12:00 e ir almoçar, e passar o resto da tarde na piscina, e ir à academia.

    Já sonhei muito com isto, aí caí na realidade que é difícil demais ser trader, além da pressão psicológica de saber que você PRECISA fazer dinheiro no mercado para sobreviver.

    Continue nos seus objetivos.

    Ps.: Os únicos traders que eu conheci e que vivem de bolsa mesmo operavam somente gráficos, eles não operavam notícias.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc que acha que trader profissional não opera notícia, pelo contrário, eles geram a notícia. Uma das formas de manipular o mercado é gerar zum zum zum no meio do pregão, os tubarões fazem isto com certeza.

      Sobre esta vida de trader aí, prefiro mais uma vida de aposentado, sem obrigação de abrir HB, rs.

      Excluir
    2. Os trades que eu conhecia não usavam notícia não, eles operavam os modelos, os setups deles, na ponta compradora e vendedora.

      Mudando de assunto, finalmente veio a correção hein? E eu, que quase comprei BBAS, não comprei ontem por que subiu demais! Já ia estar com 10% de perda rsrs, bem a minha cara de bom comprador de ações.

      Abraço

      Excluir
    3. Tinha louco comprando BBAS depois da mesma ter subido 90%, vai entender.

      Excluir
  3. Uorrem um trader profissional com especialidade em mercado futuro, índice e dólar consegui uma média mensal de 10% 20% no mês líquido sobre o capital investido? E se por um desastre só sobrar 5k pra esse profissional investir Valeria a pena esse profissional trabalhar no day trade só com 5k? Se isso for inviavel por ser pouco capital você poderia explicar os motivos de ser inviável negociar day trade com pouco capital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é simples, day-trade é operação de risco, vc pode perder tudo. Então vc precisa definir quanto vc aceita perder. Se vc tem 5k e aceita perder e ficar zerado então pode fazer. Eu aceito perder no máximo 2% do meu patrimônio total. Se uma tragédia acontecer será isto que irei perder.

      Excluir
  4. Adoro seus posts sobre como voce faz os trades! Continue com eles Uo, seu conteúdo é único na blogosfera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anon, na medida do possível vou postando meu dia a dia.

      Excluir
  5. A correção chegou Uó, se o BB chegar a 15 moedas vai ser nele que vou aportar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só aporto nos 14

      Excluir
    2. A venda de Vale em 12 e a de BB a 22 foi até boa, rs. Só que usei o dinheiro pra comprar FII, agora preciso fazer mais dinheiro pra aportar.

      Excluir
    3. Pior foi eu que comprei Vale a 9 e BB a 13 e não vendi nenhum kkkkk

      Excluir
    4. não acho pior não vender, pior é perder dinheiro

      Excluir
    5. Pô Henrique, dois ativos que subiram 90% em duas semanas carecem de venda, pelo menos 1/3 da posição.

      Excluir
    6. Pois é Uó, dei a famosa cochilada!! Cochilei, cachimbo caiu hehehehe
      Mas logo logo o Lula cai e aí vendo novamente! A esperança (ainda) não morreu....

      Excluir
    7. É um cai e sobe sem fim este mercado, rs.

      Excluir
    8. Pois é, aproveitei esse repique e vendi as BBAS hehehe
      Não foi 80% de lucro, mas foi 55%!! Tá ruim mas ta bom!

      Excluir
    9. Mercado tb dá chance aos atrasados, rs. Vendeu tudo ou parcial?

      Excluir
    10. Comprei só uma merreca 1 lote só...vendi tudo pra fazer caixa preparado junto com os outros aportes pra aportar uma parte no TD. BBAS nunca fez parte do meu portfolio de longo prazo, prefiro ITUB3.
      Esse vai-não vai do Lula ainda vai render bastante lucros...até eu que sou meio bobo to ganhando dinheiro nesses tradezinhos de 1 semana kkkkk

      Excluir
    11. hehe, clima de euforia esta no ar...

      Excluir
  6. Meu primeiro contato com bolsa de valores foi com o Leandro Ximenes que tinha um blog chamado predadornabolsa. Ele sumiu mas, apesar de não fazer swing trade como ele, ler seu blog me estimulou a procurar mais conhecimento sobre renda variável.
    Hoje um dos blog que leio eh o seu UÓ.
    Parabéns pelo bom conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anon. Espero estar contribuindo com algo. Gosto de colocar aqui o que não encontro por aí.
      Abraço!

      Excluir
  7. Rapaz, que diabo de tanto trabalho é esse? Dá até preguiça. eheheh.

    Eu só abro o gráfico e começo a operar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, fiz toda esta preparação pra operar hoje apenas 1 contrato e buscar 10 pontos no índice. Bom, deu pra pagar um pastel.

      Excluir
  8. Gustavo day trader antes de voce começar a ter sucesso no mercado financeiro você já quebrou alguma vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Comecei operando 5 contratos, não aguentei a pressão e não segui meu método. Perda atrás de perda até que o dinheiro acabou.

      Excluir
    2. Gustaco day trader o que acha das salas de analistas de corretoras, voce acompanha alguma?Eu estava acompanhando na sala do japa trader da rico um dia desses, tem muita propaganda do japa no Facebook tipo mostrando boletas de participantes da sala ganhando 20k no dia 1k, 2k e por causa disso aparece um monte de iniciante abrindo conta querendo ganhar dinheiro, alguns até querendo largar o emprego pra viver de day trade mini índice e dolar. Um dia desses apareceu um cara lá dizendo que quebrou que perdeu 7k e começou a falar mal e tal tinha também muitos iniciantes que não conseguiam acompanhar, entravam atrasados e perdiam dinheiro, ou seja, a galera tem que ir com calma no começo ganhar dinheiro no mercado não é nada fácil

      Excluir
    3. Gustavo,

      Utilizo as mesmas taticas do Uo,

      Ainda mais hoje, precisa estar antenado com as noticias.
      Hoje é só política.
      Em janeiro, foi China.
      Em dezembro, foi sobre as taxas do FED. e por aí vai...
      Antes de começar o dia, precisa saber de antemão as notícias que podem surgir e "tentar" antecipar o mercado.

      Abs,

      Excluir
    4. Anon, se você tivesse uma técnica muito boa, que te rendesse X pontos por mês com certa segurança, o que faria? Iria trabalhar para os outros como empregado, tendo de cumprir 9 horas e aguentar pressão de chefe/clientes? Ou você tacaria 10 ou mais contratos no dólar e começaria a criar a sua fortuna?

      Basta responder a essa pergunta e você vai perceber que QUASE ninguém (afinal, tem doido pra tudo) iria se sujeitar a ser empregado se realmente confiasse na própria técnica. Sem contar que analista (esses que dão call) não podem operar. Pode ser que algum analista dê lucro a seus clientes? Talvez. Não sou dono da verdade universal, mas sou bem pé atrás com quem quer me ajudar a ficar rico.

      Eu não recomendo salas de trade ou facebooks de operadores fodões que mostram enormes ganhos diários. São lugares que tiram a concentração, além de serem antros da mentira. O iniciante vai ver nego se gabando de ter feito isso e aquilo e vai começar a se sentir pequeno. As vezes a técnica do iniciante é mais rentável que a daquele mentiroso do facebook, mas ele vai se sentir tão inferior que vai largar o que já tem em busca do santo Graal que o outro parece ter encontrado. Sem contar que o verdadeiro aprendizado (aquele que vai te dar dinheiro) se adquire olhando gráfico, não conversando.

      50s, bem, eu acho que cada um usa as táticas que preferirem. Eu fiz apenas uma brincadeira com o Uó, pois acho essas coisas "além gráfico" trabalhosas demais. Eu opero apenas gráfico. Puro e sem indicadores. Não vejo notícias, não vejo gráficos de outros ativos, nada disso. Isso me faz "mais certo" que vocês? Claro que não. Isso apenas faz parte da minha técnica e da forma como eu enxergo o mercado.

      Então não necessariamente alguém "precisa estar antenado nas notícias"; isso depende unicamente da forma como você opera.

      Excluir
    5. Eu parei de acompanhar salas de trade ao vivo ano passado, não estou sentindo falta nenhuma, rs.

      Excluir
  9. É Uó emoção financeira só nos leilões. Sou uma sardinha neles, então é uma torcida retada para arrematar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca participei de um leilão, é uma terra desconhecida para mim.

      Excluir
  10. Eu não olho nada. Com o tempo descobri que só atrapalha o meu operacional pois me faz pensar demais. Pra quem opera gráficos de 1 minuto com um indicador as notícias já nascem velhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto de estar posicionado nos horários de notícias e como gosto muito de economia e política então fico atento as notícias não só no sentido de me preparar para um pregão mas também para ficar a par do cenário interno e externo.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gzuis qnt empenho! Clap,clap, clap! Tááá deu uma preguicinha de leve só de ler, mas qnd eu crescer quero ser assim kinen vc

    ResponderExcluir
  13. Eu zerei BB, agora é ver se vai ficar próximo dos 13 pra aportar, será?

    ResponderExcluir