quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Radar de Mercado: NTN-B Principal (Tesouro IPCA) - Novo Rompimento de Topo da Taxa de Juros


Nos últimos dias estamos registrando altas e mais altas nas taxas de juros praticadas pelo Tesouro nas negociações de títulos do governo. Na medida em que a turbulência político-econômico interna se agrava, o mercado passa a exigir um prêmio maior para aquisição dos títulos.


Como já era esperado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (COPOM) manteve a taxa Selic estável em 14,25% ao ano. A taxa de juros básicos da economia brasileira foi mantida nesta última reunião após sete aumentos consecutivos, implementados desde outubro do ano passado, logo após o fim das eleições presidenciais,

A Inflação já começou a responder a altas dos juros, dizem economistas. Subir juros agora aprofundaria crise econômica e política. Ao fim do encontro do COPOM, o BC divulgou a seguinte frase: "Avaliando o cenário macroeconômico, as perspectivas para a inflação e o atual balanço de riscos, o COPOM decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 14,25% ao ano, sem viés. O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016".


A decisão, que acontece em meio à uma forte queda do nível de atividade, confirmada por meio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que o país está em meio à uma recessão técnica - e à alta do desemprego - já era esperada por analistas do mercado financeiro.

A inflação ainda segue pressionada pelas tarifas públicas (nesta semana foi confirmada alta do gás de cozinha) e pela alta do dólar. Dólar mais alto barateia as exportações e torna as compras feitas no exterior mais caras – e os valores geralmente são repassados para os preços finais dos produtos importados, pressionando a inflação.

O anúncio de que o orçamento do ano que vem, enviado nesta semana ao Congresso Nacional, contempla, pela primeira vez na história, um déficit fiscal também não contribui para o controle da inflação. A previsão do governo é de um déficit de R$ 30,5 bilhões em 2016, ou 0,5% do PIB. Até então, a estimativa era de um superávit de 0,7% do PIB.

Devido a alta volatilidade dos juros futuros na manhã de hoje, o mercado de Tesouro Direto permanece fechado. Isto funciona como um banho de água fria para o investidor ávido por comprar títulos com juros altos.


A presença de investidores no mercado de títulos continua aumentando mês a mês como pode ser visto no gráfico abaixo. Tá aí umas das explicações para a fuga de capital da tradicional poupança.


53 comentários:

  1. Patamares nunca antes ou poucas vezes vistos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperei meses e meses por isto, falei que só voltaria comprar TD de inflação quando a taxa chegasse nos 7%, valeu a pena esperar. Vamos com calma, comprar um pouco de cada vez sempre que os juros apresentarem topo. O que sobrar vai sendo direcionado para as LTFs.

      Excluir
  2. Correção, o mercado já abriu, acabei de comprar mais algumas NTNBs... Agora compro só nos 8%, rs.

    ResponderExcluir
  3. Uó, mesmo com esse dólar nas alturas, você acredita que o Ibov bate nos 40.000 pontos?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Esta brincadeira está boa, mas será que não ficará perigosa?
    TD em patamares históricos. Eu tenho um valor considerado, mas as vezes tenho o receio se o governo irá cumprir a parte dele na hora do pagamento.
    Este mês é certeza de vou de LFT e NTNB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs... já estamos na M., vai colocar o dinheiro onde? Compre nos 7,5, 8,0 e comece vende lá nos 6,5... 6,0...

      Excluir
    2. Certeza, a estratégia tem que ser esta mesmo! Quando as taxas começarem a cair e o valor se aproximar do recebimento final VENDA! Do jeito que andam as coisas, é impossível visualizar um cenário para daqui 3, 5 anos. Chororô para muitos, alegria para poucos...

      Excluir
    3. Mas não vai cair tão cedo, vai demorar uns bons meses...

      Excluir
  5. Acredito que já em 2016 começaram a baixar a SELIC.Vou fazer compras parciais do td (80% ipca +20% prefixado).Pq prefixado?Com uma economia cambaleante, no fim de 2016 SELIC estará em 11%,a inflação 5,5,a tit ipca renderá 13,XX e os prefixados 15.Sei do risco,mas viver é um risco...Acionista 25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é comprar a NTNB em todo pico de juros, como o do dia de hoje. E comprar LTF nos outros momentos. Já a LTN você dó poderá começar comprar após primeira queda da SELIC, aí vc começa vender as LTFs.

      Abraço!

      Excluir
  6. Comecei a pouco meus investimentos no TD e tô pensando seriamente em resgatar a maior parte de uma LCI que tenho na Caixa (não riam de mim kk) pra aplicar nos títulos. Tô lendo bastante sobre o assunto, vendo os jornais de economia e vídeos na net e tenho quase certeza que vou ganhar mais, ainda mais pq não preciso do dinheiro por enquanto. Pensei em jogar um pouco no NTNB e a maior parte na LFT, mas ainda não tô fechado nessa ordem. A ajuda de vcs será muito bem vinda. Opinem! Valeu! Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc está no caminho certo, eu colocaria 25% na NTNB neste momento e o resto em LTF.
      Se chegar em 8% de taxa vc coloca mais 25% nas NTNBs vendendo um pouco de LTF, e assim por diante.
      Abraço!

      Excluir
  7. Fiz minha comprinha ontem, peguei NTNB35 pagando 7,4%.

    ResponderExcluir
  8. Comprei NTNB a 7% e estou me ferrando hehe. O IBOV, acho que perdi o ponto de entrada, agora só sobe...hehe! Acho que meus rendimentos não serão tão bons não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb comprei em 7%, mas nao estou me ferrando porque comprei só um tiquim, rs, ferrado ficará vc se precisar do dinheiro agora, não é?!

      Excluir
    2. tbm não comprei muito, uns 12% do total em NTNB...acho que não vou precisar não, minha reserva de segurança tá em LFT e CDB.

      Excluir
  9. Uo, com esse orçamento devedor da união, esses juros monstros que estão pagando, voce não acha que é perigoso um calote medonho dessa petezada não? Eu tenho menos de 10 contos em NTN-B e claro que estou levando fumo com os novos juros e estou preocupado em entrar agora nessa farra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já falei isto uma vez aqui e vou falar de novo, se estão pagando juros cada vez maiores é porque o risco país está cada vez maior. Nada é garantido, cabe ao investidor então diversificar. Tem gente que tem 100.000 na poupança e do nada resolve comprar 100.000 de NTNBs numa tacada só, aí os juros começam aumentar e quando a pessoa vai ver o saldo está em 80.000 , começa a ficar descabelada. A melhor conduta é ir comprando aos poucos, analisando os cenários, diversificando sempre...

      Excluir
  10. Será que as taxas para IPCA 35 ainda sobem mais do que 7,5? Comecei a investir em maio desse ano, diversificando dentro da Renda Fixa conforme meus estudos e conhecimento iam avançando. Comprei IPCA 35 a 7,16% achando que era o auge, hoje chegou a 7,50...eita ferro.
    Como só me restou uns trocados de dinheiro livre para investir resolvi respirar fundo, segurar a ansiedade e acompanhar o mercado.
    Será que ainda sobe mais? Como sou inexperiente estou com receio de perder o time. Investi logo quando vi 7,16% achando que não subia mais e subiu :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai até 8,1% na segunda semana de outubro. Bom, é o que mostra o gráfico.

      Excluir
    2. Caroline, você começou muito bem nos investimentos, eu comecei investindo em Petro e Vale em maio de 2008, isto sim foi uma ferrada, você começou foi com o pé direito.

      Existem várias condutas a serem tomadas no tesouro direto, a mais simples são as compras mensais e periódicas independente de qualquer coisa. Mas eu sigo a conduta mais otimizada, que é comprar NTNBs nos picos das taxas, sempre aos poucos, e nos demais momentos comprar a LTF. Se o dinheiro acabou e apareceu mais um pico de taxa então vc vende um pouco das LTFs ja compradas e aproveita o pico da NTNB.

      Feito isto, quando o governo começar afrouxar o aperto monetário devido a uma melhora da economia, vc pára de comprar as LTFs e NTNBs e começa a comprar as LTNs. Faltando dinheiro vende mais LTFs para comprar LTNs. quando já tiver um ganho acima de 20% nas NTNBs começa vendê-las... e o ciclo vai se repetindo.

      Você nunca vai saber qual é o timing do mercado, por isto deve escalonar as compras e vendas.

      Abraço!

      Excluir
    3. Anom, algo me diz que em outubro no mais tardar em novembro teremos o grande fundo da década no mercado de renda variável e o pico máximo das taxas, vamos acompanhar.

      Excluir
  11. Uó,

    Eu sigo comprando Tesouro IPCA 2019 independentemente do que está acontecendo! Quando ele sair do ar, em 2017, vou passar a comprar Tesouro Selic 2021.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma estratégia válida, ideal para quem não quer ficar olhando gráficos e ficar tendo que analisar muitas variáveis, recomendo para todo investidor iniciante.

      Excluir
  12. Tenho estrategia semelhante ao Investidor Livr3, tenho IPCA 2019 e Selic 2021,tomo mês compro um pouco delas, se as taxas do IPCA forem baixa eu espero mais um pouco ou até mesmo deixo de comprar naquele mês.

    Ainda hoje pensei em comprar Prefixado 2021 (14,xx%), mas decidi que, já tenho dinheiro que não posso resgatar a qualquer momento (IPCA 2019) ou vou perder, se aplicar no Prefixado vou ter duas aplicações onde não posso resgatar a qualquer momento e acho que é bom você ter uma reserva de segurança ou até mesmo uma reserva de oportunidade.

    Outra coisa que me fez mudar de ideia foi a questão de um calote, com um titulo prefixado seria mais um dinheiro além do Selic e do IPCA para o Tesouro Direto, no momento quem sabe um prefixado de algum banco, melhor diversificar também nas instituições financeiras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Acho que esse preco ja esta pecificado a perda do investment grade...
      aumentar ainda mais?

      Excluir
  14. tenho uma duvida de iniciante mesmo a alguma diferenca entre eu comprar os titulos picado ou uma quantia maior
    por exemplo :colocar 1000 de uma vez ou por 250 por semana , vai ter alguma diferenca na taxa cobrada tanto da bmf ou da corretora ? nao se se me fiz entender ... e que compra picadinho 30, 50,70, 100, queria saber se faz alguma diferenca no custo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado, em relação a taxa de custódia não muda nada, mas a taxa de administração muda de corretora para corretora, algumas cobram na movimentação e não uma vez por ano.

      http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consulta_ranking.asp

      Excluir
  15. Uó, comprei mais ontem também.

    Agora a estratégia para mim é bem clara : dinheiro na RF e Fundo cambial para aporte forte em outubro e em fev/março 2016 quando imagino que teremos os dois momentos de entrada vencedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, claro! Dois momentos de proximidade ao fundo, é o que creio...

      Excluir
  16. Para as compras para IPCA 35, o objetivo é ter a conduta otimizada que falou. O problema é minha inexperiência...identificar os picos. Como já vimos que a taxa atingiu 7,5 qualquer taxa acima deste valor será um pico, correto? Então nesse momento eu compro mais um pouco, pq pode ser que a taxa suba depois. É isso? O que me preocupa de vender LTF é o imposto, por isso preciso identificar que aquela taxa é um pico mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho algumas dúvidas: Digamos que hj a taxa de IPCA 35 atinja 7,7, eu rapidamente vendo a LTF para comprar o IPCA 35, só que o dinheiro só vai estar disponível no dia seguinte a minha solicitação de compra, correto? No dia seguinte pode ser que taxa já não esteja a 7.7, dessa forma acabo por não aproveitar o pico. Como posso vender LTF para comprar IPCA no pico sem ser prejudicada pelos trâmites de liberação do recurso?
      Outra dúvida, é mais vantajoso fazer reserva de emergência com LTF do que com LCI do banco do Brasil com CDI 80% e liquidez de noventa dias e aportes a partir de mil? A dúvida é que se eu precisar regartar alguma quantia em quatro meses por causa de um imprevisto, com o LTF vou acabar pagando a alíquota mais alta de imposto. Ou isso não importa pq mesmo pagando uma alíquota alta, o líquido retirado em quatro meses ainda será superior ao rendimento do LCI para o mesmo período?

      Excluir
    2. sofisa direto, mesmo dia ta na conta.

      Excluir
    3. Existe um gap entre o investimento e a retirada do valor na corretora também, acho que daria tempo de receber antes do saque do valor do novo investimento na corretora, já fiz essa operação (de comprar TD direto no site do tesouro sem saldo na corretora) e ao mesmo tempo sacar um CDB e deu certo, nunca saquei tesouro direto, então não sei quanto demora.

      Excluir
    4. Carol, vc só consegue identificar um pico depois que ele ocorre, rs. E não quer dizer que outros futuros não virão. A melhor conduta é ir comprando aos poucos, mas sem a ilusão que que vc sempre comprará nos melhores momentos, isto não existe. E olha que esta taxa pode chegar até nos 10%, aí vc vai se lamentar porque comprou nos 7,15?! Você só pode se lamentar se chegou nos 10% e vc está sem dinheiro pois comprou tudo nos 7,15%, aí é dureza, rs.

      Excluir
    5. Carol, para sua dúvida sobre o que é melhor para reserva de emergência (LCI ou LFT), depois dê uma lida neste post...
      http://www.valoresreais.com/2015/02/23/o-que-rende-mais-uma-lca-a-84-do-cdi-uma-lft-com-taxa-zero-de-custodia-um-cdb-a-100-do-di-ou-um-fundo-di-com-05-a-a-de-taxa-de-administracao/

      Excluir
    6. Muitoooo obrigada pela atenção! Estou investindo aos pouquinhos nesse título justamente para acompanhar as taxas. Agora estou a espera dos 8%, rs.
      Obrigada pelo link. Vou de LFT mesmo. LCI do BB só permite aportes a partir de R$ 1.000, liquidez em 90 dias e 80% do CDI. Às vezes sobra uns trocados que é melhor aplicar do que deixar dando bobeira na conta.

      Excluir
  17. Amiga Caroline,pode vender as LTF e comprar IPCA 35 no mesmo dia que dará tempo se compensarem.Reserva de emergência deve ter liquidez imediata,então no seu caso é mais prudente usar LTF!Acionista25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anônimos e Acionista 25. As dicas foram valiosas!

      Excluir
  18. Bom dia a todos,
    Sou novo aqui mas já opero no TD. Tenho posicionado LTN 2018 e LFT também. Gostaria da ajuda de vocês que estão mais acostumados a investir nesta modalidade quanto ao seguinte:
    Valores mensais nas:
    LFT (aproveitando a subida dos juros e liquidez) ?
    IPCA (qual deles?) Porque esta pergunta? Simples, por que não posso projetar 2035 se no curto prazo o patrimônio não alcançou o montante que quero.
    Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma NTNB Principal de prazo mais curto também é interessante neste momento. Sugiro dividir 1/2 NTNB e 1/2 LTF, ou 1/3 NTNB e 2/3 LTF.
      LTN eu gosto de comprar só quando o governo sinalizar diminuição da SELIC.

      Excluir
    2. UB,
      Obrigado pela resposta.
      NTNB pra 2019 como outros já disseram, não seria melhor buscar 8% ou algo mais próximo?
      LFT sem dúvida, liquidez é super importante.

      Excluir
    3. Pode não chegar nos 8%, então é melhor escalonar as compras.
      Abraço!

      Excluir