domingo, 27 de setembro de 2015

Como Montar um Som Automotivo Portátil?


Neste ano precisei trocar meu automóvel. Muito em função da chegada do Uozinho que exigiu um espaço maior de bagagens sem contar a necessidade maior de segurança no trânsito (relembre aqui).

Optei por comprar um modelo sem sistema de som de fábrica para diminuir o custo da compra. Sistemas como estes são muito caros e no caso do modelo com questão o valor adicional seria de R$2.000.

Fui  informado pelo vendedor da concessionaria que não poderia instalar um sistema de som no carro pois correria o risco de perder a garantia de fábrica do automóvel. Disto isto, procurei alternativas no mercado para ter no carro um sistema de som portátil (sem a necessidade de instalação). Não consegui encontrar nenhum sistema de mercado o que me forçou a configurar meu próprio sistema de som.

Como montar um sistema de som automotivo portátil, barato e eficiente? 

Você precisará apenas de um sistema de som USB desdes para notebook (comprei este aqui), um adaptador USB para a saída 12V do automóvel, um cabo P2/P2 para conectar o sistema de som a um tocador (player) MP3 que pode ser seu celular, um iPod, um tablet ou mesmo o GPS do seu carro. O sistema de som usado neste vídeo tem potência de 15W RMS suficiente para fornecer um bom nível sinal sonoro para seu automóvel. O custo total deste sistema foi de apenas 120 reais (desconsiderando o GPS).

Kit completo...


Para fixar o GPS no painel eu usei um sistema de velcro. O mesmo sistema me permite fixar outros dispositivos como celular, tablet, etc...


Usei velcro também para fixar as caixas satélites no carpete sob o banco do carona na parte da frente...


Abaixo um das caixinhas já fixadas...


O subwoofer eu coloquei sob o banco do carona na parte de trás. Não precisei usar velcro pois a caixa possui um bom peso suficiente para a mesma  não sair do lugar...


Abaixo o GPS já fixado no painel...


Abaixo o adaprador USB que foi ligado na saída 12V do automóvel...


Aqui o sistema já montado...


No vídeo a seguir mostro o sistema funcionando. Acreditem, a potência do sistema é muito boa e não deixa a desejar. Fiz uma viagem recente de BH ao Rio e o som interno se mostrou muito eficiente. Uma grande vantagem é que o sistema fica totalmente escondido e não chama atenção de ladrões, basta retirar o dispositivo player do velcro quando for estacionar o carro. As caixinhas, ficando sob o banco do carona, tornam-se praticamente ocultas para quem olha do lado de fora.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. boa noite fico show o sonzinho heim , mais só um toque não sei se vc já abriu o seu anonimato mais pelo vídeo liga direto seu canal no you tube , abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sou figura publica soldado, rs.
      Abraço!

      Excluir
    2. entaum tudo okay :) blogs com mais postagens como seu do corey ,rover ainda nao conseguir ler todo mais estou tentando ..

      Excluir
    3. Muito bla bla bla né Soldado? rs

      Excluir
    4. rsrsrs que nada , tem muita coisa boa aki e na blogosfera \o/

      Excluir
  3. Já sei como montar o som, agora só me falta arranjar um carro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "arranjar" é fácil, dificil é manter, rs

      Excluir
  4. "Fui informado pelo vendedor da concessionaria que não poderia instalar um sistema de som no carro pois correria o risco de perder a garantia de fábrica do automóvel."
    CUMA?

    ResponderExcluir