domingo, 23 de agosto de 2015

Por que LEVE3 e não POMO3?


O setor automobilístico não está lá grandes coisas atualmente, de tempos em tempos aparece uma crise, povo diminui a compra de carros, montadores começam a mandar trabalhadores para casa, e etc. Mas não podemos deixar de ficar atentos às empresas deste setor. Brasileiro é apaixonado por automóvel e é um mercado que sempre terá incentivos por parte do governo.

Acabei de receber uma pergunta do colega Investidor Livre, esta que dá título ao post. Escolhi a Metal Leve para compor a lista de ativos candidatos a compra por se tratar de uma empresa que "ainda" consegue manter os lucros estáveis neste cenário de crise. Disse "ainda" porque deveremos acompanhar com atenção os próximos resultados. Além disto, é uma das poucas empresas boas pagadoras de dividendos aqui no Brasil. Tirando as elétricas, temos pouquíssimas opções de empresas candidatas a uma carteira de dividendos.

A resposta à pergunta do Investidor Livre está nos gráficos abaixo.



Os próximos dias prometem em pessoal?! O IBOV chegou nos 45.XXX mas ainda estou achando as ações muito caras, existe espaço para mais quedas, vamos ficar atentos. Segue minha lista completa...

CIEL
TOTS
ITUB
UGPA
BRFS
PSSA
LREN
CTIP
ABEV
SNSL
MDIA
VLID
TBLE
WEGE
RADL
BBSE
ALUP
ODPV
SULA
GRND
LEVE
VIVT
LAME
LINX

15 comentários:

  1. Obs.: Vejam que a MetalLeve apresentou lucro negativo na última crise mundial, então não me espantaria resultados decepcionantes nos próximos trimestres, vamos ficar atento ao mercado.

    ResponderExcluir
  2. UB,

    Obrigado pelo post homenagem, rs. Sobre a sua comparação, eu ainda prefiro a POMO3, pois acho ela mais empresa, apesar da LEVE3 também ser interessante.

    Vale ressaltar ainda que a segunda sofreu muito mais na crise de 2008... A respeito da sua lista, senti falta da sua querida CMIG3 e da VALE3. Desistiu de ambas?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CEMIG e VALE estão fora por enquanto. Mas se sobrar dinheiro, pode até ser que compre CMIG3 nos 7 reais e VALE5 nos 11. Vamos ver.

      Excluir
  3. Uó, há muita ação cara. Vamos ser todos pegos de calças curtas. Todo mundo pagando fortunas nas seguradoras, na Drogasil, na AmBev, na BRF, nas elétricas nos últimos meses, nos frigoríficos, nas exportadoras...

    China caindo 7,5% nesse instante. Imagino o festival de derretimento que está por vir.

    Haja emocional!

    Mas começo a vislumbrar algumas empresas baratas, ex Estácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim FC, tem espaço para mais correções, vamos aguardar.
      Quanto ESTC3, acho que fica bom novamente lá nos 10 reais.
      Abraço!

      Excluir
    2. Vai ser muito divertido passar por um bear market monstruoso, caso ele se confirme.
      Espero não ceder ao emocional durante esse processo, vou acabar "queimando" as minhas LCAs em algumas empresas premium, se elas derreterem em linha com o pânico.

      Você realmente pensa que os papéis tocarão os extremos negativos dos gráficos né...

      Excluir
  4. Meu Deu sdo Céu!!! O pau ta quebrando hoje na bovespa, parece que um furacão está acabando com a bolsa de valores do mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou chegando agora, vi que perdi um movimento de pânico no início da manhã. Espero que volte a ocorrer, nem vendi minhas LTFs ainda, rs.

      Excluir
  5. Oráculo vc está comprando o que hoje?
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha 4 compras lançadas na semana passada: VIVT3, CGRA4, CTIP3 e PSSA3. As duas primeiras pegaram hj de manhã. Vou dar um giro pelo mercado agora para lançar novas ordens. WEGE tá na lista.

      Excluir
  6. Esqueci, porra magro, então por que nao vai de WEGE3?

    ResponderExcluir
  7. muita coisa boa abriu no inferno e fechou no verde. Nessa horas era bom ter dinheiro parado na corretora com uma ordem até cancelar em -10%
    O problema é que só tenho dinheiro 1 vez no mês e qdo cai na conta já enfio no tesouro e cdb..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava com 4 ordens, duas pegaram rs. Aquelas que eu queria mesmo não pegaram. Aff

      Excluir