domingo, 8 de fevereiro de 2015

Operando Mini-Índice - Fase 3 e Dicas Valiosas para Day-Trade


Olá pessoal,

Amanhã estou iniciando a fase 3 da "saga" como dizem alguns colegas aqui do blog, rs. Na última sexta levei mais um revés e encerrei a fase 2. Desta vez com menos dor mas ainda cometendo alguns erros básicos. O resultado da fase 2 foi o seguinte:


Nesta fase que termina, tive 11 dias positivos e 1 dia negativo. Nos dias positivos consegui ganhar 4.428,20 brutos com uma taxa de 743,68. O que me dá uma média de ganho 402,56 e taxa de 67,61 por dia. Considerando o dia negativo, ganhei então 3.930,20 com taxa de 894,88. A média geral então desta fase 2 foi de 327,54 com taxa de 74,57. Foi uma fase razoável em termos de ganhos mas bem tensa em termos de estopes e posições abertas.

Para fins de comparação, apresento abaixo os resultados da fase 1 que foi no mínimo magnífica enquanto durou e catastrófica no seu desfecho. Nesta primeira fase eu consegui 5.204,24 em 10 dias o que me deu uma média de 520,42 por dia. Porém, o dia negativo comeu quase todo o ganho e considerando as taxas acabei fechando no negativo.


Considerando as duas fases, estou com ganho bruto de 4.450,44 e taxa acumulada de 2.245,90. Isto me dá um lucro bruto de 2.204,54 em 23 dias, ou seja, uma média de 100 reais por dia.

Para a fase 3 estou alterando alguns parâmetros de operação após análise de comentários preciosos que recebi de alguns colegas. Os parâmetros definidos são:

- Meta diária: nesta fase não trabalharei com uma meta diária definida, digamos que irei receber o que o mercado quiser me dar, como disse um colega.
- Tempo de operação: continuarei operando 3 horas por dia no período entre 9:15 e 12:15.
- Estopes: serão executados assim que detectar que o movimento esperado na entrada não foi cumprido.
- Número de contratos: irei operar com 3 contratos por vez, as entradas deverão ser parciais de 1 em 1.

64 comentários:

  1. Uau, muito bom...venho acompanhando sua série de reportagens e essa síntese foi muito legal, incluindo as dicas dos colegas. Eu vou deixar ela marcada para uma consulta futura, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anom, espero que seja útil para você! Abraço

      Excluir
  2. O que aprendeu no dia 21 de janeiro?
    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analisei as notas de corretagens dele e só sei que o método continua o mesmo: se o trade anda pro lado perdedor, ele aumenta a posição. A questão é que no dia 21 ele chegou num ponto que estava vendido em 100 contratos, o que dava estar vendido em quase 1 milhão de reais.

      Depois do dia 21? Continua fazendo igualzinho. Se vai pro lado certo, ele realiza o lucro. Se vai pro lado errado, ele aumenta posição pra fazer preço médio e fica esperando o mercado virar pra poder pelo menos encerrar no 0x0 ou com pouco prejuízo.

      O que houve no dia 21? O mercado não virou e ele foi aumentando e aumentando e aumentando....

      Excluir
    2. Dimarcinho,

      Tenho um tremendo respeito por você e pelas suas postagens que sinceramente são muito acima da média do conhecimento dos blogueiros. Mas sinceramente, a estratégia de abrir posição ou fechar depende muito da pessoa. Por mais que você comente que ele faz isso ou aquilo... Acredito que somente quem está fazendo o trade pode dizer.

      Perguntei pra ele o que ele aprendeu no dia 21 de janeiro, porque a perda foi alta. Ele deve retirar alguma lição dessa perda, para não ocorrer novamente. Pode ser que o que você disse esteja certo, mas pode ser que não. Só depende do que o Uó observou.

      Lembre-se que você pode estar certo, suas análises também, e tudo mais, mas de nada importa se a pessoa que estiver fazendo o trade não souber. E não adianta ficar enfiando guela abaixo que ele está errado. Cada um aprende de alguma maneira, uns com conselhos, outros com a dor do erro. Nenhum deles é melhor que o outro, apenas possuem conceitos e métodos de aprendizagem diferentes.

      Uta!

      Excluir
    3. Olá Estágio.

      A explicação do DI está correta, até então estava utilizando uma estratégia muito arriscada que era a seguinte. Utilizando o setup do IFR2 no gráfico de 15 minutos eu fazia uma entrada pequena, tipo 3 contratos, caso a reversão ocorresse eu surfava e realizava lucro. Se o mercado continuasse na pernada anterior eu entrava com mais contratos, e se continuasse mais ainda eu fazia a última entrada (3 no total).

      É uma estratégia perigosa pois o mercado pode não mais reverter, aí vc será obrigado a realizar o prejuizo. No dia 21 ate que deu certo e o mercado reverteu quando estava vendido em 50 contratos, porém eu estava no desejo de ganhos acima de 1.000 reais. Minha mente estava entorpecida pois nos dias anteriores tinha ganho 1.000 reais, queria de todo jeito ganhar os 1.000 reais, não estava satisfeito com os 800 reais do período da manhã. Foi um dia em que a razão saiu da minha mente, Por 3 vezes, mesmo vendido nos 50 contratos, eu tive a chance de sair do trade com os mesmos 800 reais que tinha ganho no período da manhã. O meu preço médio estava seguro, mesmo vendido em tantos contratos. Foi então que eu resolvi vender mais 25 contratos e mais 25. Mas isto já estava no período da tarde e meu tempo foi se esgotando. Perto das 5 horas eu ainda estava no zero a zero, e não aceitava ter perdido os 800 do período da manhã. O mercado ainda me deu mais duas chances de fechar no zero a zero, mesmo vendido nos 100 contratos. Mas aí eu travei, a ganância tinha dominado minhas ações. Chutei literalmente o balde, deixei o trade andar até o leilão do fechamento. E no leilão de fechamento aconteceu a desgraça, o preço fechou na máxima do dia e eu estava vendido.

      Enfim, foi um dia em que o método não funcionou conforme esperado como tinha funcionado nos 10 dias anteriores, e foi um dia em que a ganância me impediu de realizar o stope com o lucro da manhã, o stope com zero a zero, e o stope antes do leilão do fechamento.

      Nesta terceira fase não vou mais utilizar este método, ele funciona sim, mas quando dá errado pode colocar tudo a perder. Ficou o aprendizado, coisa de iniciante...

      Abraço!

      Excluir
    4. Ah, não preocupa com as observações do DI não, elas são muito úteis para mim, me ajudam a me manter vivo neste mercado selvagem. Só acho que este pessoal exige muito de um "trader" com apenas 1 mês experiência, querem que me portem como um profissional de 5 anos de mercado, mas no fundo eles querem o meu bem, assim espero, rs.

      Excluir
    5. Fala, Estagiário,

      o erro dele no dia 21 foi um erro de CONDUÇÃO da estratégia. Isso independe dele ter acertado o ponto de entrada ou saída.

      Inclusive: pausa no assunto. O que você precisa pra ganhar dinheiro no mercado? Não interessa a situação, a condição necessária é que, no caso de vc ter comprado, o papel suba. Ponto final. Não existe magia, derivativo ou qq outra coisa que faça isso mudar. Obviamente, vc pode trabalhar com algumas estratégias e métodos que visam reduzir o risco (e tb o retorno...), mas em sua essência, o que vc compra precisa subir.

      Imagina quem comprou OGX a 20 e veio fazendo preço médio cada vez maior, na tentativa de esperar vender a 20? Primeiro comprou 1000 ações, depois 2000, depois 3000, depois 4000. Sempre fazendo o preço mérdio. Pergunta: vc acha q esse cara recuperou o dinheiro?

      Isso é a PRIMEIRA coisa que a gente aprende por aí: fazer o preço mérdio pra baixo. E aposto que, se vc já tentou, já se afundou fazendo, né? rs

      Pois então, o que o Uó está fazendo é igualzinho. A diferença entre estes exemplos é, basicamente, o tempo. Enquanto o que ocorreu ao Uó no dia 21 levou apenas 1 dia, quem fez isso com OGX foi tendo seu psicológico massacrado por meses... E qdo der errado novamente, ele não vai voltar aqui pra assumir o erro, é claro... ou pior, ainda pode me chamar de agourento ou coisa do gênero....

      Afinal, se o mercado não virar, igual não virou no dia 21... já temos um resultado, né?

      E digo mais: se ele conseguir ganhar, com consistência, 300 reais/dia, o que impede dele ganhar 3.000/dia? O mercado, creio eu, possui liquidez para tal. Seria o psicológico?

      Enqto vcs acharem que o problema do mercado é psicológico e não matemático fica bem complicado mesmo. Em tempo: pra resolver o problema "psicológico" é só programar um robozinho, simples e bonito. Não sei sobre os custos, mas de cara eliminaria este problema.

      Em resumo: ele está fazendo a ideia o martingale (aumentar posição perdedora). E essa estratégia é provada: um dia tu quebra. Simples assim. Pior: ele já quebrou uma vez e não aprendeu...

      Excluir
    6. Dimarcinho, concordo plenamente com o preço médio. Mas Mercado não é apenas matemática. O psicológico é essencial.

      Eu opero há uns bons anos. Meu método é completamente discricionário. Nem uso indicadores, por exemplo. A interpretação que faço do mercado é instantânea e a decisão de aplicar minhas regras a determinado cenário é totalmente livre. Já tentei automatizar isso (até aprendi a programar em algumas linguagens para isso) e, acredite, não é, nem de longe, simples.

      Há coisas que simplesmente são muito difíceis de se passar para uma máquina. O tal do feeling é de extrema importância. Muitas vezes o mercado faz o mesmo movimento, mas você olha e sente e diz "não, dessa vez tem algo estranho". E esse tipo de coisa pode te salvar de um prejuízo.

      Há, sim, métodos quantitativos de especulação. Inclusive é a forma como grandes instituições operam (com uso de algorítimos), mas são sistemas que custam milhões e são criados por físicos e matemáticos extremamente competentes. Aí é outro nível.

      Então, para o operador pessoa física, tanto o psicológico quanto a matemática são essenciais.

      Excluir
    7. Sim, mas este mesmo "feeling", não é um sentimento? Se for assim, não é uma reação psicológica?

      Ou seja, o mesmo psicológico que você utiliza dizendo que pode lhe ajudar a não tomar um prejuízo é o mesmo que faz vc tomar um prejuízo num erro?

      Agora, ainda bem q vc colocou: os grandes (que estão realmente em outro nível) operam através de algoritmos criados por físicos e matemáticos extremamente competentes. E como o mercado no curto prazo é soma-zero, então vamos competir com estes algoritmos?

      Excluir
    8. Não adianta ser um gênio da matemática e da estatística se vc não tem um psicológico bom. E não adianta ser um cara totalmente equilibrado se vc não conhece a dinâmica do mercado. Então os dois são muito importantes, mas só se adquire isto com anos e anos de mercado, com 1 mês vai se trombar pra todo lado, são muitos dogmas, vícios, crenças, dentre outras coisas a serem vencidas, não é mole não...

      Excluir
    9. Isso é a PRIMEIRA coisa que a gente aprende por aí: fazer o preço mérdio pra baixo. E aposto que, se vc já tentou, já se afundou fazendo, né? rs

      Como você pode pensar uma coisa dessas de mim? Hein... Você acha que eu sou o quê?
      Sim já fiz isso sim e foi com o papel que to amargando mais prejuízo. Hahahahahahaha


      Uta!

      Excluir
    10. Estagiário,

      segundo a metodologia do Uó, vc deveria agora aumentar a sua posição para diminuir o seu preço médio. Se já caiu muito, então você tem que aumentar fortemente.

      Depois é só esperar calmamente o mercado voltar a subir e passar o preço médio para sair com um lucro ao menos simbólico...

      Excluir
    11. "Metodologia Uó" vou patentear hein?! rs

      Excluir
    12. Na verdade não tem como vc patentear, né? O q vc faz é conhecido há séculos... rs

      Excluir
    13. Dimarcinho:

      Sim, mas este mesmo "feeling", não é um sentimento? Se for assim, não é uma reação psicológica?

      R: Você colocou lá em cima "Enqto vcs acharem que o problema do mercado é psicológico e não matemático fica bem complicado mesmo." Eu apenas respondi dizendo que o problema NÃO É SÓ MATEMÁTICO.


      Agora, ainda bem q vc colocou: os grandes (que estão realmente em outro nível) operam através de algoritmos criados por físicos e matemáticos extremamente competentes. E como o mercado no curto prazo é soma-zero, então vamos competir com estes algoritmos?

      R: Competir? Claro que não. Muito pelo contrário: vou tentar acompanhá-los. Um surfista não tenta ir contra a maré. Ele simplesmente tenta tirar proveito das ondas que se apresentam.

      A guerra de algorítimos é entre os gigantes. São grandes conglomerados financeiros, um tentando arrancar dinheiro do outro. Nós somos apenas sardinhas. Não fazemos parte da guerra. A questão é que algumas sardinhas aprenderam a navegar nessas águas. Para essas sardinhas, acredite: a soma está longe de ser zero.

      Excluir
    14. Gugutrader, foda... viu.

      Quer dizer que vc consegue identificar e acompanhar as tendências de milhares de ordens disparadas por sistemas automatizados em questões de milissegundos, só no olho e na munheca?

      Então quer dizer que vc e suas ordens lançadas na munheca no pregão não fazem parte da guerra dos sistemas automatizados? Seilá... Mas eu acho que alguém precisa te contar, que na verdade, suas ordens lançadas na munheca via HB com um delay de atraso nada desprezível em relação ao mercado são o alimento deles.

      Pergunta: vc realmente trabalhou na bmf/bovespa como consta no seu link? Não parece....

      Excluir
    15. Ainda está para nascer um trader de sucesso que não usa um pouco de feeling... Anos e anos de mercado já vão deixando o cara maceteado. Eu mesmo que tenho apenas 1 mês de day-trade já estou conseguindo identificar uns padrões que se repetem. O problema é que não se repetem toda hora, e aquele trader mais azarado vai entrar justamente na hora que não vai se repetir e vai ser estopado, rs.

      Gustavo, você que operara há anos, existe mesmo esta história que o DI conta da "soma zero". Fale aí para os nosso leitores o que está por trás desta teoria.

      Excluir
    16. A última frase foi uma pergunta, faltou "?"

      Excluir
    17. Um jogo de soma-zero é aquele em que o ganho de um significa a perda de outro. Ou seja, as perdas e os ganhos se contra-balanceiam. Eu acredito que o que o Dimarcinho quis dizer foi que, para que os algorítimos ganhem, nós temos que perder. E o que eu quis dizer foi que a luta entre "aviões" (algorítimos) é diferente da luta entre "soldados" (nós).

      Um míssel de um avião, ao cair no solo, pode certamente matar vários soldados, óbvio. Mas o alvo inicial do míssel era um outro avião. Sem contar que nem todos os soldados precisam morrer para que um exército de aviões vença. Aqueles que conseguirem se esconder dos bombardeios poderão sobreviver para contar a história.

      Excluir
    18. No curto prazo, o mercado é uma soma-zero, não há nem o que discutir sobre isso.

      Sinceramente, não entendi a correlação do avião.

      E o anônimo matou ali. Guga, se vc é trader já ouviu falar de HFT. Depois olha e vê de quem essas ordens tiram dinheiro do mercado... se é de outros grandes ou se é da sardinhada....

      Excluir
    19. Gustavo, vc não entendeu, pela teoria do Didi vc é uma farsa pois não existe ganhos duradouros no day-trader...comente isto.

      Excluir
    20. Opaaaa. Peraí! Onde eu escrevi que "não existem" ganhos duradouros no day-trader?

      Impressionante a capacidade de vcs distorcerem o que eu escrevo.

      Excluir
    21. Ufa, agora estou aliviado, pensei que estava tentando dizer isto o tempo todo, sigamos operando...

      Excluir
    22. Dimarcinho disse: "Sinceramente, não entendi a correlação do avião.

      E o anônimo matou ali. Guga, se vc é trader já ouviu falar de HFT. Depois olha e vê de quem essas ordens tiram dinheiro do mercado... se é de outros grandes ou se é da sardinhada...."

      Bem, tentarei explicar novamente.

      Os algorítimos têm como alvo principal o dinheiro de outros grandes jogadores, não dos sardinhas. Mas isso não significa que eles também não matarão sardinhas no processo. É como tentar acertar uma base inimiga com uma bomba nuclear: o impacto do míssil arrastará milhões de inocentes vizinhos.

      Então esses sardinhas que você vê sendo dizimados são apenas "colateral damage", mas não são o alvo principal dos grandes jogadores.

      E quanto a analisar as milhões de ordens por segundo, não há necessidade disso. Quem faz isso são os chamados "Tape Readers", e é uma técnica que, ao meu ver, não é muito eficiente (é muito trabalho pro resultado obtido). Eu nem ao menos olho book. O próprio gráfico já mostra tendências que podemos seguir.

      Excluir
    23. Outro dia estava vendo a palestra de uns trades que não olham gráficos, olham apenas ofertas e negócios realizados. Será que este tape reader funciona ou não?

      Excluir
  3. Uó,
    Recomenda algum livro ou curso?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, nenhum livro que li poderia ajudar alguém no day-trade. Curso nunca fiz. Recomendo você observar o mercado durante alguns meses, analisar gráficos, assistir vídeos, tudo que você puder encontrar na internet. E ter pelo menos 3 horas diárias para o mercado.

      Excluir
  4. Completando o Uó no comentário acima, COMECE PEQUENO e permaneça pequeno por meses, anos.

    Obrigado pela citação do meu comentário. Da uma olhada no ultimo post, agora vou operar daquele jeito. Hoje entrei pequeno e deu bom até.

    ResponderExcluir
  5. Uo, postei seu pedido nos comentários do post de 06 de fev. Veja lá.
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
  6. Uó,

    já parou com os daytrades? Quero continuar acompanhando!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, parei nestes dias de carnaval, longos dias por sinal, voltei de viagem hoje de manhã só para não perder o pregão de hoje, hihihi, sigamos operando, no final do mês vou lançar o relatório, mas na semana passada fechei no negativo na segunda e na sexta, e nos demais dias não consegui passar dos dos dígitos. Estou mudando a estratégia de operação e este processo vai levar alguns dias.
      Abraço!

      Excluir
    2. Mas, Uó, já?
      Sua estratégia não estava funcionando super bem?
      Ela começou a desandar e vc resolveu parar de publicar os resultados, pois estavam dando errados e agora vc já está "mudando a estratégia de operação"?
      Mas que coisa, hein...

      De qq maneiro, acho que vc deveria abrir uma página nova e ir atualizando só por lá. Deixa um link lateral, algo como "Trades do Uó"
      Assim poderemos estar sempre acompanhando!

      ps - pedi para um amigo meu que é trader analisar as suas notas e ele chegou à mesma conclusão que eu.... rs... depois farei um post sobre o assunto....

      []s

      Excluir
    3. hehe, recupere todos os meus posts e transcreva aqui o texto que diz que a estratégias estava funcionando super bem. É um desafio. Aguardo a transcrição.

      Excluir
    4. e outra, só estou mudando por sugestão dos colegas, e para diminuir a adrenalina, rs

      Excluir
    5. Uó,

      a partir do momento que vc sofre várias críticas, as pessoas lhe mostram, eu explico MATEMATICAMENTE pra vc o porquê das coisas darem errado e VÃO CONTINUAR dando errado e mesmo assim vc quer continuar, das duas uma:
      1) Vc é burro
      2) Vc acha que está certo

      Como sei que não é burro, então só pode ser a 2a opção.

      Excluir
    6. Aguardo a transcrição do post onde eu disse que a estratégia inicialmente praticada estava funcionando "super bem"... vc vive deturpando minhas palavras, coisa feia minino, tsc tsc

      Excluir
    7. Caro Dimarcinho, acho que você já está pegando pesado demais. Seus primeiros posts, aqueles da expectativa matemática, foram sim bons e construtivos. Mas agora não estão mais fazendo sentido.

      O Uó respondeu que está mudando a forma de operar e que teve prejuízos. Você então diz "a partir do momento que vc sofre várias críticas, as pessoas lhe mostram, eu explico MATEMATICAMENTE pra vc o porquê das coisas darem errado e VÃO CONTINUAR dando errado e mesmo assim vc quer continuar".

      Mas o Uó acabou de dizer que está mudando... ou seja, ele não quer continuar operando da mesma forma.

      Eu acho que querer ajudar, dar conselhos, é uma coisa boa; só criticar, porém, no intuito de desmerecer qualquer esforço alheio, é simplesmente... feio. Não vai ajudar a ninguém e vai apenas sujar sua imagem (mesmo que seja apenas virtual).

      E Uó, sobre o diário, acho que seria legal continuar postando. Mesmo os dias de perdas. Não tem problema algum. Já está de parabéns só por ter a coragem de meter ordens reais no mercado. Se perder... faz parte do aprendizado.

      Excluir
    8. Fala, Gustavo,

      o Uó me passou as notas de corretagem dele.
      Sabe o que ele mudou após o dia 21?

      N A D A

      []s

      Excluir
    9. Porra DI! A mudança começou a partir deste post (DIA 8 de Fevereiro) e vc tá analisando nota do mês passado? Até onde vai esta marcação comigo?! Como disse o Gustavo, vc tá extrapolando meu amigo! some daqui, vaza como disse o E.I. Já vai tarde! Muleque.

      Excluir
    10. Mil, perdões, Uó! Creio que entendi então tudo errado. Veja este link do dia 22/01:
      http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/01/operando-mini-indice-fase-2-dia-1.html

      Como vc quase quebrou no dia 21 e entitulou bem grande um FASE DOIS, havia entendido que você teria feito mudanças. Perdoe-me pela minha má compreensão.

      Mas lembro que também neste post vc entitulou como FASE 3, mas vc confirmou o que eu achava q estava fazendo:
      http://blogdouo.blogspot.com/2015/02/operando-mini-indice-fase-3-e-dicas.html?showComment=1423474025994#c90151572983988031

      Mas pelo que vc escreveu em seu post, sua postura foi uma mudança psicológica. Mas o que eu expliquei anteriormente, mesmo que vc tenha sangue de nitrogênio, não funcionaria. Enfim, creio que vcs focaram em me atacar ao invés de tentar aprender.

      Infelizmente.

      ps - e quem agredide as pessoas sou eu, né?

      Excluir
    11. Ah, uma mudança de postura não ocorre da noite para o dia, leva tempo até se ver livre de velhos hábitos. Desculpe a agressão, mas vc talhou o sangue, mesmo que por um mal entendido, mas espero não sair da linha mais, não é bom nem para quem agride nem para quem é agredido.
      No próximo sábado irei postar o consolidado do mês e fazer uma avaliação desta transição operacional.
      Abraço e boa semana!

      Excluir
  7. mas esse dimalinha é enjoado heim!!! admiro sua paciência uó...o cara deve ficar o dia todo apertando F5 no blog p/ ficar vomitando besteira...veja bem,o cara convidou um amigo pra analisar tuas boletas, é piada isso rs.

    meu conselho uó: não coloque mais as boletas, ganhos e perdas,sei que para muitas pessoas isso é importante e gostam de acompanhar,mas com esses maria boleta ai de encosto, acredite não vai dá certo e vc só vai se estressar
    coloque eventualmente estudos, analises, divagações só para não ficar desatualizado.

    seus ganhos e perdas só diz respeito a você e vc não deve prestar conta nem mostrar nada a ninguém.


    att. um amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh, sim, claro!!!!

      Sou eu com minhas energias e poderes que farão o Uó tomar uma porrada feia, né?

      Não seria a técnica do Martingale, não, né???

      ps - amiguinho, não precisa apertar F5, é só se inscrever no Notifique-me kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Anom, obrigado pela preocupação, vou levar em consideração seus conselhos. Conselhos de pessoas que não me chamam de idiota e charlatão são sempre bem vindos!
      Abraço!

      Excluir
  8. Amigo, poderia me tirar uma duvida quanto ao IR em daytrade no mini indice ?

    Em abril deste ano, fiz varias operações day trade em mini contratos do indice... dias com lucro, dias com preju, mas enfim, no final do mes, tive um preju de 1000 reais.. gostaria de saber se preciso fazer declaração de IR referente a alguma coisa neste caso especifico pois depois disso nunca mais mexi com trade. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano que vem vc precisa declarar este prejuízo. Se por acaso vc operar neste final de ano e tiver lucro vc deve abater o preju do lucro. Sempre declarar no ano seguinte, positivo ou não.

      Excluir
    2. Grato pela resposta...

      Eu so nao consigo entender como fazer para declarar visto que que o total sao mais de 30 ofertas de compra e venda... algumas finalizaram o dia com lucro, mas a grande maioria com prejuizos.. poderia me elucidar melhor ? grande abraço

      Excluir
    3. Ano que vem vc declara apenas o prejuizo total.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite amigo!
    Muito relevante seu post. Estou entrando agora no mercado de renda variável e estou a procura de conhecimento.
    Para eu entender, seu ganho líquido, é igual ao ganho bruto, menos perdas e taxas?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Uorrem, muito obrigado por essa série sobre mini índice, estou aprendendo muito! Esse post eu até imprimi!
    Queria sua opinião sobre operar pelo HB. Na rico tenho a opção de usar o MT5 gratuitamente (mas isso desabilita as operações pelo HB). Se faz mesmo necessário uma plataforma como o MT5? Qual a sua experiência com o HB, já passou por delays ou algo similar?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, eu opero na Walpires, e só opero de HB mesmo. Dependendo da sua forma de operar atende perfeitamente.
      Sucesso.

      Excluir
  12. Muito bom esse post. Me ajudou muito a colocar minhas ideias no lugar.
    Comecei a pouco tempo no mundo do trader e ja perdi muito, ja cheguei a ficar negativo no saldo por falta de aceitar (humildade) que o mercado mudou
    Ainda apanho um pouco mas com essas dicas tenho certeza que me sairei melhor
    Se tiver ou alguem mais tiver dicas, por favor me enviem. Ajuda é sempre bem vinda scoldleandro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um aprendizado permanente Leandro, todo dia o mercado nos ensina alho.
      Sucesso!

      Excluir
  13. gostaria de dicas para winq16 no day trade

    ResponderExcluir