sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos (Rascunho)


Veja meu novo site Aqui 

Investidores,

Este é o rascunho da enquete "Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos". Após realizar o questionamento nos blogs dos colegas, fiz a coleta dos dados e a contagem de cada ativo. A planilha completa pode ser acessada neste link.

Quem não respondeu e ainda quiser participar da pesquisa basta colocar aqui o seu comentário. Se tiver algum erro de digitação na planilha por favor me informem. Após o feriado irei fechar a enquete com os comentários deste post e postar aqui o resultado final.

Parciais

Na categoria "Melhores Ações" não tivemos surpresas nas primeira posições. Cielo, Ambev, Ultrapar e os dois bancões (Itaú e Bradesco) reinam absoluto. A surpresa foi a Cemig ainda aparecer nas primeiras posições, mesmo em meio a uma crise energética e a incertezas quanto ao governo Pimentel aqui em Minas.


Na categoria "Melhores FIIs" os campeões foram KNRI, AGCX, RNGO, HGRE e BRCR. A maioria são FIIs de tijolo.


Na categoria "Melhor Renda Fixa" o Tesouro Direto ganhou em disparada.

61 comentários:

  1. Pq na rena fixa vc colocou TD e depois desmembrou os titulos de renda fixa do TD? Não tem muita lógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi eu, coloquei as preferência de cada participante, quem respondeu apenas TD ficou TD, quem definiu um título em particular ficou o particular.

      Excluir
    2. Por ser um rascunho, vou dar dois pitacos. rs

      Uma forma de contornar isso seria acrescentar na opção TD uma nota explicativa, informando que, dentro dele, também foram computados os votos de quem optou por algum dos títulos vendidos pelo Governo.

      Eu também separaria as LCs, LCIs e LCAs. Vale lembrar que são operações diferentes; se alguém votou nas 3, conte como 1 voto em cada - da mesma forma que você computou as ações.

      Abraço!

      Excluir
    3. Sei que você não tem controle sob as respostas, mas a sua pergunta "aberta", aceitando qualquer resposta, "matou" o valor da pesquisa. Exemplifico: TD: ora, pode ser NTNB, pós, ou pré.
      LCI e LCA, na prática, dá na mesma. O que interessa é se é atrelada ao CDI, IPCA ou é pré. Idem, quanto a LC e CDB. O nome tanto faz...

      Excluir
    4. *sobre as respostas*
      Pelo menos essa pesquisa serviu para se saber em que NÃO investir, haja vista que, aquilo que a "sardinhada" escolhe é, na média, pior do que a escolha do mercado.
      Como sua pergunta é sobre os próximos 4 anos, segue minha lista:
      FII: BCFF, AEFI, BBPO, FCFL, BBRC
      RF: LCI-IPCA, NTNB-P (as longas, acima de 7%, as curtas, acima de 6,3%), LTN, quando acima de 13,5%.
      Ações: CTIP, EZTC, LIGT

      Excluir
    5. Anom de 11:50, concordo com você.

      Excluir
    6. Anom de 11:59, obrigado por participar.

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    esse post foi engraçado...

    "Se tiver algum erro de digitação na planilha por favor me infirmem" kkkkk teve um erro de digitação na frese pedindo pra informar erros de digitação

    E o TD ganhando das NTNB,LTN e LFT foi massa tb. Entendo que foi uma pesquisa aberta, então isso acontece.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, vai escrever mal assim lá na China...

      Excluir
    2. Na verdade TD ganhou disparado de todas as formas.

      Excluir
  3. Uo, para os FIIs, votaria em HGRE e MFII e para renda fixa NTNB-P.
    Abrcs,

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Boa pergunta. Alguém saberia esclarecer?

      Excluir
    2. https://tetzner.wordpress.com/2012/07/15/tipos-de-fii-papel-tijolo-ou-fii-de-fiis/

      Excluir
    3. Ué? Não entendi. O que está escrito ali no seu link é o mandato específico de cada fundo. Não faz sentido.

      Excluir
    4. Anom, ainda está com a dúvida?

      Excluir
    5. Sim, Uorrem. Se você souber explicar que significância tem um fundo ser de tijolo ou não e que diferença isso faz pro cotista ficarei grato.

      Excluir
    6. No link do colega acima tem uma boa descrição, me fala qual parte não ficou clara para você.

      Excluir
  5. Uó,

    Muito bacana o seu levantamento. Eu tenho quatro das cinco primeiras empresas do ranking de ações. Fico feliz também em ver a Cielo na liderança, o que prova que o povo aparentemente acordou e está focando no valor e não no preço.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu I.L., queria ter feito este raniking uns anos atrás, minha carteira hj estaria massa.

      Excluir
  6. Sugiro vc colocar a posição de cada ação. Por exemplo quando vc olha a planilha e chega na TOTS vc ja tem perdido as contas. Rssssss. Isso serve para os outro ativos.

    ResponderExcluir
  7. Ações
    BBAS3
    BEMA3
    MDIA3
    CRUZ3
    ABEV3

    FIIs
    CTXT11
    MAXR11B
    BPFF11B
    FAED11B
    SPTW11

    Renda Fixa
    Tesouro direto atrelado a SELIC

    ResponderExcluir
  8. Excelente levantamento Uó, Parabéns.

    Acho que valeria um acompanhamento ao longo do tempo dividindo em grupos de 5 ações, por exemplo:

    Performance das 5 primeiras da lista, depois o grupo da 6.a à 10.a e assim por diante. Assim como acompanhar individualmente.

    Dá pra fazer muitas coisas, o problema é o tempo, mas poderia criar um "ETF" com as empresas listadas dando mais peso ponderado de acordo com os votos.

    Muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado E.I., vou seguir a sua sugestão, aguarde.

      Excluir
  9. Como estamos falando em 4 anos, tudo pode acontecer, porém apostaria no princípio do "compre aos sons dos canhões e venda aos sons dos violinos.

    Ações
    Petr3
    Cmig4
    Elpl4
    Oibr4 (só para brincar)


    FII
    XTED11
    Não me profundei no assunto, portanto só conheço esse no momento

    ResponderExcluir
  10. uó, qual seu email ???
    vou te enviar uma dúvida minha.

    ResponderExcluir
  11. Olá, UB. Esse tipo de enquete eu não saberia o que responder.
    Não consigo imaginar o que vai se comportar melhor ou pior, e sem saber os objetivos do investidor, bem como o horizonte de investimento, fica difícil indicar qualquer coisa. Porém, vai "achismos" para o futuro:

    a) FII - Vão sofrer nesse e talvez nos próximos dois anos. Os yields potenciais altos já corporificam isso. Se o horizonte for de longo prazo, boa época para se montar posições. Privilegie fundos maduros e grandes: HGLG, HGRE, BRCR, KNRI. Privilegie fundos que se mostraram resilientes: BBPO (apesar de não ter), PQDP (apesar de não ter) ou fundos que possuem contratos de aluguel razoáveis e contratos longos : FIIP, RBRD, MAXR, FCFL.

    Mercado de dívida: Aqui há muita incerteza. Se o horizonte for aposentadoria, NTN-B 35 ou 50 pagando 6.5% já é uma boa pedida, pois é uma taxa bem alta. Se são horizontes mais curtos, melhor evitar duration muito alta e aproveitar a moleza que o nosso mercado fornece de títulos sem duration com taxas altas, alguns ainda nem pagando IR : LTF, LCI, LCA ou duration curta de LTN18.

    Ações:
    Aqui prefiro não dizer muitas coisas. Porém, o país está em recessão, os lucros corporativos irão cair, e isso pode sim abrir momentos onde pode haver uma pressão muito grande na cotação de empresas boas ou médias.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sô!
      Porque prefere o BBPO no lugar do AGCX?

      Excluir
  12. Olá U.Ó.......olha aí minha ideia de bons investimentos para o longo prazo.

    Ações: Cetip, Cielo, Porto Seguo, Grendene e Vale.
    Fundos imobiliários: HGRE11, HGLG11, RNGO11, BBPO11, FIIP11B
    Renda Fixa: NTNB princi.150519,

    ResponderExcluir
  13. Olá Uó!

    Bem legal o apanhado que criou com os tipos favoritos de investimentos do pessoal, achei engraçado observar que nos fundos imobiliários não vi (ou estou enganado) o fundo FFCI11 que diversos investidores possuem na carteira, então estão comprando apenas porque custa algumas moedas o papel e não por sua qualidade?
    Não tem como me expressar melhor que as considerações do Soul, vou apenas citar minhas opiniões de ativos porque você me perguntou se eu respondi e confesso que não lembro, rs.

    Ações:
    ITUB
    PSSA
    VIVT
    RDNI
    BRFS

    FII:
    HGRE
    BRCR
    KNRI
    AEFI
    MAXR

    Renda Fixa:
    Tesouro Direto (o título depende do momento da economia de escolha, hoje eu iria de LTN de médio prazo)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado General, e porque RDNI?

      Excluir
    2. Uó porque RDNI analiso como a ação mais descontada do setor e com maior qualidade, estão focando em alto padrão e praticamente zeraram o estoque de Minha Casa Minha Vida, possuem excelente margem de lucro e um time de vendas muito bom que não mantém muita coisa em estoque. Dá uma analisada por sua conta nos fundamentos que vai enxergar o que digo e também quem entrou nela recentemente foi o SmallCaps, ele fez umas considerações no Tetzner.

      Abraços

      Excluir
  14. Uó, não sei se é possível ainda participar, mas gostaria de incluir 6 investimentos:

    Ações: BBAS3, VALE3 e TPIS3.
    FII: RNGO11 e BRCR11.
    Renda Fixa: NTNB-P 2035, se próximo de 6,5% ao ano.

    Abraços e parabéns pela coleta, vou estudar isso aí.

    ResponderExcluir
  15. Sinto muito, Uó, não tennho conhecimento para responder sua indagação. Sigo diversificando. Que a RF está atrativa não se pode negar.

    ResponderExcluir
  16. Vamos aos chutes:

    Ações: CTIP3 e BRFS3

    FIIs: BPFF11 e VLOL11 (sonho meu rsrs)

    RF: LCA

    ResponderExcluir
  17. oi Uó não sei se dá tempo te responder mas vou deixar minha opiniao.

    Ações: BBAS
    BBSE
    DTEX
    NATU
    CEMIG

    FII: prefiro não opinar por não ter muita experiência.

    RF: LCA e/ou LCI.

    ResponderExcluir
  18. Bom, só tenho ações, LCIs, LCAs e parte de um imóvel...logo, sobre ações, eu diria que UGPA3, BBSE3, PSSA3, MDIA3, ESTC3 e ALPA4 são minhas preferidas, minhas apostas!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Uorrem, eu diria que as melhores ações para os próximos 4 anos serão ETER3 e ELPL4 (minha preferida no setor elétrico). Não entendo de FII. E renda fixa TD de disparada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: faltou vc aqui no carnaval hehe.
      Um abraço

      Excluir
    2. Obrigado por contribuir Larissa, no fim de semana vou postar o resultado.
      Puxa, nunca fui ao carnaval de Salvador, mas já passei da época, estou quase nos 40, rs.
      Estive uma vez só aí, quero voltar porque é uma cidade que respira a história do Brasil e quero visitar mais lugares.
      Abraço!

      Excluir
    3. Venha mesmo :)
      Um abraço,

      Excluir
  20. Belo trabalho e contribuição Uó. Tirarei daqui umas idéias. Pelo visto, não estou sozinho em algumas opiniões. Bom demais. abraço

    ResponderExcluir
  21. Ações: ctip3, ciel3, bbse3, brfs3, itau, bbdc, ugpa3, mdia, vlid3, grnd3, abev3, pssa3.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. incluir tbm bema3. Muito promissora. E também radl3.

    ResponderExcluir