sábado, 28 de fevereiro de 2015

Balanço Mensal d'Uó! (Fevereiro/2015)


Veja meu novo site Aqui 

Aê galera!

Estamos no final de mais um mês, momento em que toda a blogosfera se agita para a divulgação dos balanços mensais. Tem gente que espera todo o mês por este momento, muitos no intuito de apresentar a alta rentabilidade das suas carteiras (coisa cada vez mais rara de se ver por aqui) e alguns poucos para demonstrar sua alta capacidade de aporte. É aquela história, do que adianta namorar uma mulher bonita se você não pode mostrar para os amigos, rs.

Buy & Hold

Nesta seção irei apresentar o desempenho das carteiras de Buy & Hold d'Uó! que são o principal objetivo dos estudos.

Começando pelas rentabilidades, como mostra a tabela abaixo, a rentabilidade geral deste mês foi de 3,23%. No ano o acumulado é de -0,13% e em dois anos e dois meses o acumulado é de -9,7%.


Por carteiras, as rentabilidades foram:

- Carteiras de Renda Variável no Geral: 3,38%
- Carteira de Dividendos: 6,86%
- Carteira de Crescimento: 0,6%
- Carteira Mista: 1,38%

Observação: A carteira de crescimento está sendo altamente impactada pelas quedas das empresas do setor educacional desde dezembro último.

Por classe de ativos, as rentabilidades foram:

- Ações: 6,2% contra 9,97% do IBOV
- FIIs: -1,66% contra -0,22% do IFIX

Observação: A carteira de FIIs está sendo consideravelmente impactada pelo baixo desempenho dos FIIs de papel nos últimos meses.

As alocações de ativos no momento estão da seguinte forma:


Nota-se uma alta exposição em ativos de renda variável (ações e FIIs). No momento não há alocação em renda fixa. O colchão de segurança corresponde a 5% do capital total. 1% está parado em conta corrente de bancos/corretoras e dinheiro vivo.

Compra e Venda

Tirei este mês de fevereiro para realizar várias compras de ações "micadas". Não realizei nenhum aporte em ações da "Seleção Brasileira de Ações". Também não vendi nenhuma ação (fato raro hein?! rs).

Para a carteira de dividendos comprei as seguintes ações:

- CMIG3 (12,00)
- ETER3 (3,11)

Para a carteira de crescimento comprei as seguintes ações:

- EZTC3 (16,61)
- KEPL3 (33,33)
- ANIM3 (17,71)

Para a carteira mista comprei as seguintes ações:

- BBAS3 (20,80)
- CGAS5 (42,14)

Por que chamei esta ações de "micadas"? Porque até pouco tempo atrás eram papéis queridinhos dos investidores porém estão passando por momento delicado o que tem feito as cotações caírem muito. Lembrando que a prioridade de aportes continua sendo as empresas da Seleção Brasileira de Ações mostrada abaixo:


Na seleção de jogadores acima, o setor defensivo (empresas de dividendos) é representado pela ALUP (goleiro), ABEV, CTIP, BBSE, WEGE e CIEL. No setor de ataque (empresas de crescimento) temos as demais.

Neste mês também não comprei FIIs mas estes estão em monitoramento diária para novos aportes de acordo com a seleção mostrada abaixo (notem que agora temos apenas um FII de papel, digamos que é o goleiro desta seleção, rs):


Day-Trade

Nesta seção irei apresentar o desempenho das operações Day-Trade d'Uó! que são o segundo objetivo dos estudos.

Como falado neste post, janeiro foi um mês de aprendizado, aquele mês em que o trader vai do céu ao inferno e aprende que rapadura é doce mas não é mole não.

Levada a primeira cacetada, o trader realiza uma regressão para detectar os pontos falhos entrando assim no segundo mês que será caracterizado como um mês de transição entre a loucura e a sensatez.


Abaixo o gráfico de desempenho até o momento. Como ponto positivo o decréscimo dos custos. Como ponto negativo o baixo ganho diário neste segundo mês.


A curva de capital acumulado se manteve constante durante todo o mês de fevereiro. O objetivo de preservação do capital neste período de mudança de estratégia foi atingido. Agora entro na fase de otimização da estratégia.


Ontem foi o melhor dia do mês. Espero ter pelo menos um dia assim por semana daqui pra frente. Semanas atrás este valor para mim era risível, agora virou motivo de comemoração. rs.


Bom fds!

92 comentários:

  1. Olá Uó,

    Muito bom o seu fechamento do mês. Parabéns pelas rentabilidades! Sofrendo muito com as educacionais, rs?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anima caiu 28% ontem, loucura. Tentei segurar a faca no meio do dia e me cortei no fechamento, agora só colto a comprar se chegar lá nos 13.xx.
      Obrigado, abraço!

      Excluir
    2. UB,

      Você viu o resultado da BRFS3? Simplesmente fantástico! Já o da MDIA3 foi bom.

      Abraços.

      Excluir
    3. Ouvi falar... depois vou começar o processo de análise das empresas, talvez em março.
      Carne tá um preço absurdo, dólar alto, tudo conspirando para aumento de lucros destas empresas, inclusive da famigerada JBS.

      Excluir
    4. E eu que tinha estes papéis da BFRS3 e achei que o valor estava muito elevado. Ainda volto para ela.

      Excluir
    5. hehe, não tem nada tão barato que não possa ficar mais barato, e nada mais caro que não possa ficar mais caro...

      Excluir
  2. Parabéns pelo desempenho UÓ!
    Não deve ser fácil manter tudo sob controle. Mas com o tempo vai se tornando um vício gostoso em administrar a carteira com diferentes ativos.
    Enquanto ao Day-trade, é trabalho de formiga quando não se tem muito dinheiro envolvido, mas se continuar assim, 2016 promete com o montante acumulado.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I.I., acho que já fazia planilhas de controle na barriga da minha mãe, rs. Eu curto.
      Pois então, ainda desconheço o meu futuro no day trade, estou procurando me conhecer, é quase um divã, não tem só estratégia envolvida, o emocional pesa demais. Mas se continuar pelo menos no ritmo deste mês vou reclamar não.
      Abraço!

      Excluir
    2. Ta bão di mais da conta sô!!rs
      Parabéns e que continue assim!

      Abs

      Excluir
  3. Fala Uó.

    Estou pensando em comprar cemig também, apesar da quadrilha. O preço está atraente.

    No entanto eztec não vejo com boas perspectivas boas nos próximos 2 ou 3 anos, e depois não sei. É uma aposta de mais longo prazo?

    Acho que você está esperando o tesouro pagar ipca + 7% de novo! mas e outras modalidades de RF não lhe atraem no momento não?

    Abraços, bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a CEMIG, depois de amanhã a conta tá chegando, aumento de 28% na conta, acho que isto vai dar um fôlego no papel, vamos ver.

      Todas para longo prazo S. Guarda.

      Tem muita RF atraente no momento, mas a RV variável sempre me atrai mais, na medida que não for mais encontrando oportunidades na RV, automaticamente a RF irá crescendo.

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns UO pelo trabalho, carteira de investimentos e dividendos.
    Uai, comprando Cemig? A PTZADA de Minas nao vai foder com a empresa?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de comprar fundo de gráfico, mas no curto-médio prazo não espero muita coisa.

      Excluir
  5. Quero muito ter uma grana para poder usar em day trades.
    Muita emoção haha

    Mas só vou fazer isso quando tiver uma boa carteira, me garantido uma grana mensal.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver, mas vc quer ter grana pra torrar? é isto? rs
      Eu estou operando apenas com 1.000 reais no caixa. Quando sobre até 2.500 eu pego 1.500 e compro uma ação, aí volta para os 1.000 de giro. Com 1.000 reais vc pode operar até 5 contratos.

      Excluir
    2. Interessante pensar assim para separar o $$ para o daytrade.
      No meu caso eu comecei a "separar" algo perto de 2% de cada aporte, e estava esperando chegar em 1k.
      Vou acabar misturando o que estava pensando em fazer, com essa forma acima.

      Excluir
    3. Melhor coisa eque eu fiz nos últimos tempos foi parar de treidar ações. Não tem jeito, por mais que vc entre em um trade em ação falando que é apenas um trade, a chance de ele virar um B&H e vice-versa é grande. Agora não tenho mais este problema treidando apenas o índice.

      Excluir
  6. Uó,

    Parabéns pela rentabilidade.

    Temos 6 ativo em comum na sua carteira da Seleção, muito boas as empresas de fato.

    Você acha meio decepcionante que a última vez que sua rentabilidade histórica esteve positiva faz quase 2 anos, em Maio de 2013? Digo isso sem querer ofender, é que eu pessoalmente considero você uma das pessoas na blogsesfera que mais manjam de AT, e tem o diferencial de fazer um B&H ativo. Creio que seja o único que faz isso conscientemente e com embasamento, e mesmo assim a rentabilidade parece aquém do desejado.
    Ah, e parabéns pelo 2.5k nos day trade! Esse é o valor do meu aporte mensal, e vc deve ter conseguido isso com um CAR que deve representar um percentual pequeno do seu patrimônio, parabéns!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Requebra, é super decepcionante, mas agora é que estou aprendendo a investir, todo este vermelhinho que vc está vendo é o custo do aprendizado. Quem dera eu ter caído em um blog, anos atrás, e me deparado com uma seleção de ações deste nível, estaria pelo menos acima da poupança com certeza.

      Obrigado pelos elogios!

      Excluir
    2. Uó,

      Eu também fiz várias besteiras no começo da minha caminhada. É a famosa empolgação com as ações. Mas tem uma empresa na sua seleção que chama-me a atenção.

      O que você viu na RENT3? Seus dados são bons, contudo, o que o levou a puxar essa empresa para a sua carteira?

      Abraços.

      Excluir
    3. Já te expliquei isto I.L., no futuro as pessoas irão comprar menos carros e alugar mais, isto é óbvio, não está cabendo mais nas cidades, a RENT é a ação do futuro, rs.

      Excluir
  7. Me diz como você chega nesse Preco Desejado. Você usa alguma fórmula de Trade de Valor para calcular o valor intrínseco da ação atraves de seus fundamentos ou esse valor vem através de uma análise gráfica de preços passados ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Análise gráfica apenas... não acredito em fórmulas para preço de ação, o mercado é que dita as regras.

      Excluir
  8. Uo essa sua rentabilidade de -10% em dois anos me assusta, as vezes fico pensando se não seria melhor afogar minhas magoas na renda fixa, pois acho que tenho muita chance de vislumbrar um cenário parecido quando eu completar 2 anos de carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom rendimento no mês UO. Eztec e uma aposta no atual cenário. Todas construtoras estão dando descontos nos imóveis. Os bens não saem... recebi emails assim da pdg e da gafisa.

      Excluir
    2. UO, não estou conseguindo postar no Blogger. Vc teve problemas? Não consigo criar novos posts.

      Excluir
    3. Calhorda, é para assustar os iniciantes, para eles estudarem antes de por o dinheiro na roda. A mim não assusta mais. Renda variável é assim mesmo. Daqui uns anos estará tudo azul, rs

      Excluir
    4. Metal, ontem de dia estava normal...

      Excluir
    5. Concordo com o surfista.

      A alocação em ações está muito grande, gerando alta volatilidade.

      Com o partidão no poder, não vejo como o país resgatar a confiança para os investimentos.

      Excluir
    6. Partidão não vai ficar no poder para sempre, estas carteiras são para o longo prazo.

      Excluir
    7. Eu sou um dos iniciantes que você ajuda a aguçar o senso crítico, mas esse ano ainda vai ser um ano com fortes aportes em RV pra mim, minha perspectiva é só em 2016 olhar mais para renda fixa.

      Excluir
  9. Uó qual(is) é(são) a(s) corretora(s) que você usa? está ainda do final parece ter um monte de ferramenta, a que uso é a do banco laranja é ruim demais. Um abraço

    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spinelli, Mirae, MyCap e Rico. A boleta do post é da Rico.

      Excluir
  10. Uó, parabéns pelo rendimento!!

    Ainda fico impressionado com suas planilhas, gráficos e controles! Vc e o AdP são muito bons nisso!!

    Eu fiz uma enquete no meu último texto, gostaria que vc participasse, se vc puder e quiser!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bem-Casado!
      As planilhas são uma ferramenta em tanto.
      Abraço!

      Excluir
  11. U.Ó vc faz muitas compras mensais, quanto paga por corretagem ? pelo que entendi fez 8 compras de ações....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 reais. 7 compras, queria ter dinheiro para fazer mais compras, rs.

      Excluir
  12. Essa mês de fev/15 foi mto bom! Espero que continue assim. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceará, mês foi bom sim, mas não vi nenhum motivo consistente para tanta alta.
      Abraço.

      Excluir
  13. Parabéns pela rentabilidade.
    Mas não entendi uma coisa: cadê o XPGA11 e o FEXC11? vendeu-os? Quando? Por quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escreveu no post que "notem que agora temos apenas um FII de papel, digamos que é o goleiro desta seleção"

      Excluir
    2. Nas futuras compras, a carteira atual segue inalterada.

      Excluir
  14. Parabéns pela rentabilidade, gostei das compras também...
    mas que raios que te aconteceu em 21/01? que prejuízo foi aquele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I.B., eu dei uma de abestado no dia 21, rs...

      Excluir
    2. I.B., eu dei uma de abestado no dia 21, rs...

      Excluir
  15. Uó, uma rentabilidade de 6% frente a Ibov com 9% é algo somente razoável. Você vai ter que monitorar isso, pois como sua carteira é quase um ETF, você tem que, no mínimo, ficar em linha com o índice.

    Tirando o dia que você surtou, o seu desempenho com Win é excelente. Como eu disse, se mantiver esse ritmo por seis meses, é sinal de que você realmente pode ser um bom operador. Eu não aconselho a ficar só no Win. Estude fazer trade com papéis também, já que AT, em tese, serve pra tudo. Operando outros instrumentos, você evita forçar a barra Quando o Win estiver ruim de operar.

    Um último ponto é a sua despesa altíssima de 50% do lucro bruto! E isso tudo antes do IR! Assim como no pôquer não é possível sobreviver com rake acima de 5% e sem um programa de rakeback, você não vai se sustentar entregando mais da metade dos seus ganhos para a bolsa, corretora e governo! Você DEVE negociar com a corretora uma devolução de corretagem, de modo que seu custo pra operar não passe de 20%. Com o tempo você vai conseguir mais descontos. Baixar seu custo via negociação com a corretora deve ser sua prioridade no momento.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, a minha carteira tem muitas ações sim mas não é bem um ETF, os ativos não estão equilibrados, no momento estou com alta exposição no setor de educação que me desalinhou do IBOV nos últimos 3 meses. Meu desempenho nos últimos anos é pífio, tem piores na blogosfera mas tenho plena consciência que tá ruim, mas agora é que estou começando acertar as empresas, depois de muito murro em ponta de faca acho que já estou pronto para iniciar os aportes pesados nas empresas que realmente terão futuro. Até o momento foi aprendizado. Espero daqui uns 4 anos já estar começando a colher os frutos. Primeiramente sair do campo negativo, depois alcançar a poupança, depois a inflação, e por último o CDI. Será um caminho longo eu sei, mas estamos só no início da caminhada.

      Obrigado pelas considerações do Win, mas eu quero mesmo focar nele, quem sabe tornar um especialista, rs. Estou me dedicando para isto, vamos ver se eu melhoro ou pelo menos mantenho o ritmo. Se piorar não poderei continuar pois o estresse do mercado é muito grande, apesar de gostar muito pode ser que ainda não estou no momento de trabalhar com isto.

      A despesa está altíssima em função do primeiro mês, se você notar os últimos dias verá que ela caiu bastante. A meta é gastar entre 30 e 40 reais dia. E ganhar acima de 100 dia. Não sei se tenho esta condição de baixar o custo lá na corretora. Eles possuem pacotes de corretagem, quanto mais vc operar menor o custo. Estou com um pacote de 500 contratos por mês que me dá um custo de 0,83 centavos por contrato. Talvez seja o caso de procurar uma outra corretora também. Vou pensar.

      Abraço!

      Excluir
    2. Sobre custos de operação, converse com o Roger:

      http://actifrevenu.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Ele não é mt de conversa, deixa muitos comentários sem responder, rs

      Excluir
    4. Trol, to vendo que você é tão experiente quanto o Uorrem. Poderia explicar como a gente sabe quando o Win estiver ruim de operar? Ele dá algum sinal? Dica importante essa.

      Excluir
    5. Está ruim de operar quando não gera sinais de entrada segundo os critérios do operador. Eu não acho que trader deve se prender a um único tipo de operação.

      Excluir
    6. Hoje tá ruim de operar, baixa volatilidade, não fiz nenhuma operação até agora. Vamos ver se com a abertura do Down a coisa melhora.

      Excluir
    7. Oi, trol. Oi, uorrem....

      Mas as 11 horas e vc já tira assim uma reta do mercado dizendo que hoje é baixa volatilidade? Agora as 15 horas longe de fechar o pregão a maxima já foi 52435 e a minima 51535 dando 900 pontos de diferença! Agora caindo em 51630 na faixa de -1,20% considerando abertura em 52300.

      O que seria uma boa volatilidade no dia pra vc, uorrem?

      Trol, não sei voce, mas por uorrem todo dia gera sinais de entrada. Tava olhando as imagens das planilhas dele e são pra mais de 10 trades por dia! Vc já operou daytrade? Pôquer é igual a daytrade? Vc fala muito em pôquer, mas agente quer aprender daytrade. O que vc sabe pra compartilhar conosco além da sua dica do rakeback?

      Excluir
    8. Até aquele momento tava fraco, depois que abriu o Down a coisa melhorou. Fiz algumas operações. Operei com mão leve, fiz 95 reais. Como operei 16 contratos então devo ter uns 15 reais de despesas hoje.Quem pegou a venda as 11:30 se deu bem. Infelizmente não peguei e tive que esperar um chance de compra.

      Abraço!

      Excluir
    9. Anom, é que o Uó só opera na hora do almoço... Kkkk

      Se eu soubesse alguma coisa de daytrade eu jamais iria compartilhar. Agora de controle de risco eu sei alguma coisinha. E custo altíssimo do nobre blogueiro certamente é um obstáculo.

      Excluir
    10. Ué? Mas se vc não sabe nada, trol como que fica dando tanto pitaco? Ainda mais um pitacos meio invejosos diga de passagem. que o uorrem vai quebrar em 6 meses. Então pra que comparar tanto com poquer? Voce pode entender muito de poquer, mas se não sabe de nada de daytrade como é que essa comparação? O que sabe de controle de risco? É muito dificil? Ou é algo muito secreto que se compartilhar com muita gente perde a eficácia? Se puder ajudar: qual site voce recomenda pra aprendermos sobre controle de risco?

      Agora sério: se o uorrem tá quase todo dia no lucro, ganhando direto na boa, porque então o custo é um obstáculo pra ele? Obstáculo pro uorrem vai ser no dia que proibirem dele continuar tradeando. To certo ou to errado?

      Excluir
    11. Hor de almoço nada, hora do café tb, rs. Abri um trade agora, subiu de 95 para 155.
      Anom, vc está no meu Facebook? Vou postar a boleta lá daqui a pouco.

      Excluir
    12. Beleza, Uorrem. Vou lá sim, sou seu fã. 60 pontos de ganho? uau! Muito bom!

      Excluir
    13. Fechado. Amanhã tem mais.
      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1586834301555541&set=a.1400241466881493.1073741828.100006869586194&type=1&theater

      Excluir
    14. *tem mais operações, já ganhos ou prejuízos as chances são de 50%/50% cada um. rs

      Excluir
    15. Não entendi Uorrem. Tudo que você fala pra mim tem muita importância, como se fosse um coach. Quer dizer que a chance de errar e acertar um daytrade é de 50%? Assim como na cara ou coroa?

      Excluir
    16. Não não, disse que eu amanhã tenho 50% de chance de terminar com ganho e 50% de chance de terminar com prejuízo, rs.

      Sobre uma operação em si, o que vai determinar sua probabilidade de sucesso será o setup utilizado e as condições de mercado do momento.

      Excluir
    17. Uorrem você podia fazer um post explicando pra gente um pouco sobre probabilidade, como funciona pro daytrader. O basicão mesmo. Por exemplo eu to confuso quando você diz que a chance de terminar o dia com ganho ou prejuízo é 50%. Mas o lance de 50% é só porque existe dois eventos possíveis um de ganho e outro de prejuizo, ou é porque vc ganha ou perde na média 50% das vezes? Ajuda agente a entender, porque olhando aquela sua planilha das fases 1, 2 e 3 vc fecha um montão de dias só no ganho. Muito mais que 50%! É essa qualidade que me garante que você é muito, mas muito bom no daytrade. Não fica de mimimi. Mata a cobra e mostra o porrete!

      Excluir
    18. Anom, só quis dizer que o dia de amanhã é imprevisível. O ganho de hoje não garante o ganho de amanhã. Não leve ao pé da letra os percentuais.
      Para ganhar o day trade vc precisa de dedicação, pelo menos 3 horas diárias. Com este dedicação vc vai desenvolver seu próprio setup.
      Eu ainda não tenho o meu, estou desenvolvendo, o dia que tiver e estiver seguro com ele vou divulgar. Por hora estou em fase de treinamento.
      Dias de ganho não significa nada, vc precisa olhar o lucro bruto sobre as despesas. Veja que estou empatado, ou seja, o desempenho está fraco.
      Tenho um objetivo de curto prazo de ganhar em média 150 reais já descontando as despesas. Quero manter as despesas em torno de 30 reais diários. Vou ver se consigo alcançar este feito, no final do mês terei uma ideia.
      Abraço

      Excluir
    19. Uó, esse anom está trollando. É possível que seja até o Mizifio.

      Excluir
    20. Interessante. O cara está meio enrolado, nitidamente querendo entender como o Uó está ganhando dinheiro e, pelo visto, ele tá começando na área.
      Mas, ao mesmo tempo, ele está fazendo as perguntas "quase" certas.
      E ainda vira um troll, segundo o Troll.

      Ou seja, quando alguém chega e elogia não é crítico. Mas se alguém PERGUNTA, em qq tom q seja, já vira um troll querendo zuar....

      De qq maneira, estou observando apenas, já que minhas opiniões foram todas "ignoradas", não é mesmo, Uó?

      Excluir
    21. Didi, uma coisa que o Anom precisa saber, na real, é que não tem como extrair muita coisa daqui deste blog. Cada um é cada um. Só levando muita cacetada para aprender a fazer day-trades, eu já levei a minha primeira, vou levar outras, daqui uns anos quem sabe realmente não estarei "ganhando dinheiro", por enquanto estou na curva de aprendizado.

      Excluir
  16. Uó, para uma carteira previdenciária (dividendos) com 5 empresas, o que vc acha de WHRL3 ????


    papéis:
    CMIG3
    WHRL3
    VALE3
    GETI3
    PSSA3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, já tive a WHRL em carteira, mas desisti dela. O motivo foi ficar longe do setor de consumo. É importante vc ter empresas resilientes em carteira. Por exemplo, em épocas de crise a população não vai ficar comprando geladeira e fogão. Aqui no Brasil foi dados incentivos na linha branca nas últimas crises, por isto esta empresa não sofreu muito, mas depender de incentivos de governos é perigoso. Eu procuraria outras empresa.

      Minha carteira de dividendos atual é a seguinte:

      ALUP
      ABEV
      CTIP
      BBSE
      WEGE
      CIEL

      Excluir
  17. Mass ademais Uó, seu blog é para aprendizagem mesmo. Esse rancking q fez é o ouro!

    ResponderExcluir
  18. Aí Uó, já viu a rentabilidade do acadêmico professor catedrático Dimarcinho? ZERO PORCENTO! HAHAHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou seguindo o blog dele mais, mas 0% é um bom resultado, é como no day-trade do mini índice: o importante é nunca ficar negativo,rs.

      Excluir
    2. Bem respondido. Ai tuuuma, Investidor Troll... hahahahaha

      Excluir
  19. Uorrem Bife qual é o melhor horário pra fazer day trade no Mini indice? ouvi falar que perto das 13h até as 14 horas aproximadamente aparece muito sinais falsos e que a partir das 15 já começa a melhorar, o que tu acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapah, tenho notado que as maiores movimentações (nos últimos dias) ocorrem após abertura das ações, abertura do down, lá pelas 15:30 e lá pelas 16:15. O melhor horário é aquele que sacoleja mais, rs.

      Excluir
  20. Uó, foi um bom resultado de forma geral. Especificamente a carteira de ações, eu anda sou da opinião que deveria diminuir a diversificação e acabar com estas categorias. Umas 15 empresas é suficiente para ter uma boa diversificação e manter o equilíbrio.
    Parabéns pela performance nos trades.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza E.I., mas eu não gosto de ficar girando muito, comprou tá comprado. Posso até realizar uma diminuição de posição aqui e acolá mas apenas isto. Só vendi a BRPR nesta semana por causa deste OPA, o dinheiro da venda será usado para a entrada do ultimo papel na carteira: WEGE. Lembrando que para as carteiras de dividendos e crescimento agora só compro 11 ações OK? Já a carteira mista pode receber umas outras em situações bem específicas. Na carteira mista não há aportes de fora, as ações serão compradas com os lucros de day-trade.
      Obrigado e parabéns pra vc tb.

      Excluir