segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Queda da Bolsa - Dezembro/2014


A bolsa brasileira segue nesta segunda em ritmo frenético de queda. Após o almoço, as maiores baixas dentre os ativos que monitoro eram: BRIN3 (-12%), OGXP3 (-12%) e PETR4 (-9%). No campo positivo apenas ANIM3 (0,06%), ETER3 (3,65%) e CGAS5 (0,52%).


Neste final de tarde vários ativos ensaiam deixar um martelo no gráfico diário indicando que o movimento de queda no intra-day foi exagerado, será?! O IBOV marcou fundo em 46.400 às 14:20 mas ainda é cedo para ser falar em fundo no gráfico diário. Já o IFIX confirmou pivot de baixa ao perder 1.340 em 8/12/2014. Podemos então aguardar por mais promoções de FIIs neste fim de 2014 / início de 2015. Às 16 horas o retrato do mercado era:

IBOV: -14,22%
IFIX: -3,2%

Carteira d'Uó Dividendos: -7,96%
Carteira d'Uó Crescimento: -10,17%
Carteira d'Uó Mista: -3,26%

Segue o radar...

54 comentários:

  1. Uó, está foda, tem que ter muito estômago para aguentar isso.

    Eu estou aguentando firme, mas que tá complicado tá.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapah, eu entrei na bolsa em maio de 2008, 1 semana antes da maior crise da era moderna, quem passou por aquilo passa por qualquer coisa, e vamo que vamo, bora comprar mais.

      Excluir
    2. Eu estou com 90% em ações/FIIs, e nem um pouco preocupado. Você que está 50%/50% deveria estar mais calmo. Sangue frio aí moço!

      Excluir
  2. tá me dando tonteira.
    sei que é um fumo, mas OGXP3 tá a 6 centavos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AChei q a bolsa ia se recuperar depois um início de dezembro terrível. Hj eu afundei pro vermelho no rendimento histórico, tô meio chateado.

      Excluir
    2. Oportunidades meu caro Rondon... oportunidades...

      Excluir
  3. Uó,

    Já é praticamente certo que iremos a 40.000 pontos.
    Vejo várias recomendações para não comprar mas sim vender ou quem não pode, não comprar mais pelo menos, pois a queda continuará.
    Sim as promoções aparecerão.
    O difícel em FII é você ver ele derretendo mas não porquê a bolsa caiu, mas devido a devolução de salas. Ou seja, é enganoso o DY do momento baseado na renda histórica, por isto precificar neste momento corretamente o DY atual e futuro é desafiante.
    Já com ações, bem poucas vão conseguir segurar o tranco e não despencar.
    Eu acho que oportunidades aparecerão, basta ter dinheiro guardado e acertar o timing.
    Os mais arriscados de comprar são os FIIs, pois seu movimento baixista já vem de meses sem qualquer alteração de tendência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu dinheiro já tá no final, tô vendendo até o peru do natal pra comrpar mais ativos, rs.

      Excluir
  4. Meu querido Uó,

    Repita comigo:

    Sócio tem que querer comprar cada vez mais caro! Agora, se o papo for trade, é outra história...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas SABESP tá cada vez mais barata, porque vc tá sempre comprando ela?!

      Excluir
    2. UB,

      Eu mandei-te um e-mail. Veja se ele chegou aí, rs.

      Abraços.

      Excluir
    3. Voltou... Qual é o e-mail do blog? Não é blogdouo@gmail.com?

      Excluir
  5. Petrobras vai chegar a 6,7... aí vai ter repique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já abaixei meu target de compra para este valor mesmo, rs

      Excluir
  6. Neste tipo de momento a história separa os homens dos meninos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, estou me borrando todo, rsrsrs

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkk. Rachei aqui EI.
      Todo mundo chorando e eu torcendo pra queda continuar até cair meu salário para aproveitar essa "black december". rsrs

      Excluir
    3. kkkkk boa! Em pleno dia 1, já fazendo compras promocionais

      Excluir
    4. já torrei do 13o. da esposa todo em FIIs, como eu não tenho 13o. sou obrigado a usar o dela, kkk

      Excluir
    5. Manter o pouco que tenho de petr já considero bem agressivo, comprar mais então ...

      Eu não vou comprar mais por enquanto.

      Excluir
    6. Não se deixe levar pela emoção do momento, siga sempre com o método...

      Excluir
    7. Uó, eu estou seguindo o métodos e não tenho problema em comprar empresas "boas" que estão passando por momentos difíceis, principalmente em razão do mercado em que atuam (ciclos).

      Neste exemplo vejo Hering, Natura, Gerdau e Vale. O problema da Petrobrás é que não é apenas um ciclo, mas a adoção de uma estratégia errada (alto investimento e endividamento) contando com um cenário que está cada vez mais difícil de se concretizar (é o famoso contando com o ovo antes da galinha).

      A Petrobrás segue em quarentena para mim até que ela dê demonstrações que tem capacidade de sair desta situação (melhorar o fluxo de caixa é um exemplo disso). Neste caso ela precisa demonstrar que tem uma gestão eficiente e capaz de adotar tais medidas.

      Esta é a principal diferença entre a Petrobras e as outras empresas que citei. Eu não tenho a mínima confiança que os gestores tenham capacidade de adotar medidas eficazes para reverter a situação. Neste momento a empresa não consegue nem apresentar balanços. Pense em uma empresa qualquer, você investiria em uma empresa que não consegue publicar os balanços por motivos de fraude?

      Caso ela não dê demonstrações de que pode se levantar, iniciarei minha saída dentro de poucos meses.

      Abraços

      Excluir
    8. Pessoal,

      Esse movimento da Bolsa para mim é normal. Já falei antes, o Ibovespa vai ficar entre os 40k e os 60k até 2019. Alguém ainda tem esperança de que as coisas mudarão? Esqueçam! Isso senão batermos os 30k...

      Abraços.

      Excluir
    9. E.I., Petrobrás não serve para investir, não sei porque você insiste nisto, nem para quarentena serve. No meu caso estou especulando, daqui no máximo 8 meses quero estar lire deste papel, mas você tem comprado para B&H, não é legal isto.

      Excluir
    10. Uó, não sou muito fã de mudanças de estratégia frequentes no curto prazo. Quando planejo algo em longo prazo, tento me segurar na estratégia enquanto considero que o que está acontecendo faz parte do que planejei.

      Entrei na Petrobras em 2010 como investimento, através de fundos de ação. Na época eu não sabia 1/3 do que sei hoje sobre o mercado, mas meu planejamento era para pelo menos 5 anos, apostando no pré-sal (sic). Em determinado momento tirei o dinheiro dos fundos e comprei ações seguindo a estratégia com objetivo de reduzir os custos (taxa de administração do fundo). De qualquer maneira, eu sabia que o caminho seria difícil e complicado para a empresa, mas meu planejamento foi justamente me segurar.

      Neste período eu tomei algumas decisões para baixar o peso da Petrobrás na carteira. Até aí tudo normal.

      O problema é que agora a situação da empresa saiu totalmente do controle e permanecendo assim, não terei outra alternativa a não ser sair, não por uma mudança de estratégia mas por uma mudança completa de cenário. (naquela época a empresa conseguia publicar os balanços e tinha uma pespectiva relativamente boa de futuro, agora nenhum dos dois).

      Enfim, tudo dentro do planejado. Sair ganhando ou perdendo é algo que não se consegue planejar.

      Abraços

      Excluir
    11. Entrei na Petro em maio de 2008 e saí em junho de 2012. Tinha 50% do meu capital em Petro e 50% em Vale, se eu não tivse "mudado" de estratégia o que me diria?

      Excluir
    12. Outra coisa que procuro fazer é ter uma estratégia um pouco mais conservadora.

      50/50 Petro e Vale é all-in camarada. neste caso você não tinha outra alternativa

      Não estou falando que é proibido mudar, estou falando que eu procuro não mudar, mas a premissa é que a estratégia seja ponderada

      Abraços

      Excluir
    13. Regras foram feitas para serem quebradas, estratégias para serem aprimoradas...

      Excluir
    14. Estratégias serem aprimoradas, SEMPRE!

      Mas para mim, regras foram feitas para serem seguidas, o que não significa que não possam ser questionadas

      Excluir
  7. Aproveitei para comprar uns papeis, com foco no médio e longo prazo....vamos ver no que dá, vejo pessimismo exagerado e já o mercado encontra outra desculpa qualquer para subir de novo! é isso que acho...se cair mais, compro mais. se subir...tá de boaa!!

    ResponderExcluir
  8. Tenho sorte que nem tô tendo tempo de acompanhar como acompanhava, porque sei que o banho de sangue tá feio. E quanto a PETR4 tomara que ainda descubra muita podreira lá, vale a pena pra ver o PT se foder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PT no poder = promoções por mais 4 anos...

      Excluir
  9. Uma pena eu ter adiado os aportes da RF que estavam previstos desde a barreira dos 500k. Agora tenho pouca grana pra comprar ações baratas, como CCR, BBDC e ABEV se cair mais. Sobre Petr4, ou vendo tudo ou compro mais 3k. Vou ver isso esse mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrei mais uma vez a nove reais! Vamos ver agora...

      Excluir
    2. Troll, vender tudo, logo agora, tá louco? Era pra ter feito isto dois meses atrás, agora é comprar mais.
      Doutor, eu comecei comprar quando cair para 14, tinha previsto de comprar neste valor agora no fim do ano, nunca em meus sonhos imaginava tamanha queda ainda neste ano. Fiz segunda compra em 10 e guardei mais um pouquinho pra comprar em 8, mas decidir comprar mais só se chegar a 6.

      Excluir
    3. Uó, uma coisa é comprar ações da CCR, pois a queda dela não tem a ver com má-gestão. Já Petro está com um grave problema de governança que tem tudo para terminar praticamente impune.

      Excluir
    4. Troll, foi exatamente o que falei ali acima.

      O balanço é o maior exemplo. Uma empresa que não consegue publicar um balanço nem 30 dias após o prazo está com problemas muito graves. Eu queria ver se isso estivesse acontecendo com outras empresas se a turma estaria comprando.

      Para mim é quarentena até voltar a publicar balanços e preciso de uns 2 ou 3 trimestres para voltar a sentir confiança, mas é bem provável que eu saia da empresa nos próximos meses. Não acho conveniente sair agora justamente porque o momento é de pânico, então acredito que uma saída aos poucos seja mais razoável.

      Abraços

      Excluir
    5. Pessoal,

      Eu, particularmente, nunca mais investirei em empresas cujo o Governo seja o sócio majoritário. A realidade é bem simples. Além do Estado não ter que ser empresário, ele não sabe nem governar direito, imagine administrar um negócio.

      Sem condições. E eu incluo todas no pacote, como BBAS3, CMIG3, CSMG3, PETR3, SBSP3, etc. Ainda vou fazer um post no meu blog falando sobre isso.

      Abraços.

      Excluir
    6. "nunca mais investirei" no caso de Petro não estou investindo, quem investe é o Troll e o E.I., eu estou é especulando.

      Excluir
    7. Uai, SBSP3 entrou no pacote agora??????

      Excluir
    8. IL, ja vai sair da Sabesp?

      Seus resultados estão bons, mas as mudanças frequentes de estratégia me assustam.

      Abraços

      Excluir
    9. Uó, agora disse bem. Não é investimento, mas especulação. Muda totalmente de figura

      Excluir
    10. Sabia que este namoro ia acabar logo, kkk

      Excluir
    11. Pessoal,

      Sim, saí fora. E, como disse antes, não coloco mais um real em empresas cujo sócio majoritário seja o Governo. Não tem a menor condição. Caso a Sabesp fosse 100% privada, teria tudo para ser uma das melhores empresas da Bolsa.

      O capital que estava nela foi alocado na Valid. Estou confiante nessa troca e seguro de que tomei uma decisão acertada. E podem ficar tranquilos, pois essa mudança melhorará ainda mais os meus resultados. Além do mais, a estratégia não mudou. O que mudou foi uma integrante da carteira.

      Abraços.

      Excluir
    12. Ufa, té que enfim largou o osso, rs.

      Excluir
  10. Nos últimos anos vi/li muita gente se queixando por não ter aproveitado a chance que surgiu em 2008 na Bovespa. Seja por medo, seja por ainda não estar investindo.

    Pois bem: estamos chegando lá. Já leram esta notícia?

    http://www.valor.com.br/financas/3824156/bc-da-russia-eleva-juros-de-105-para-17-em-reuniao-de-emergencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é época de comprar com força, sem pestanejar.

      Excluir
  11. Uó,
    Como vc define seus preços-alvos? É pelo estudo meramente gráfico ou vc leva em consideração indicadores, como P/L "ideias"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas análise gráfica. Análise fundamentalista serve apenas para selecionar as empresas a serem compradas, entrada e saída quem define é a análise gráfica.

      Excluir
  12. Ta entusiasmado mais com FIIs ou com ações Uó?

    ResponderExcluir