sábado, 10 de maio de 2014

Educação para Todos


Quem ANIMA pegar este bonde andando? SERá que vale a pena?

Os gráficos abaixo mostram o desempenho dos preços das empresas do setor de educação listas na bolsa brasileira. Confesso que tenho acompanhado atônito a subida vertiginosa da Kroton, Estácio e Anhaguera há meses. Até comprei um pouco da Kroton no ano passado mas por motivos desconhecidos (ops) me desfiz do papel.

Como tenho um bloqueio natural para comprar papéis tão 'esticados' minhas atenções se voltaram para a SEER3 e a ANIM3.

E você leitor, o que pensa deste setor? É um dos poucos que o governo tem interesse de meter a mão, pelo contrário, o objetivo é incentivar cada vez mais a educação para todos.


Bom fim de semana!
 

33 comentários:

  1. Respostas
    1. Pô IL, vc não fez curso de AT não? rs.

      Excluir
    2. Eu fujo de AT igual o diabo foge da cruz, rs. Só trabalho com análise fundamentalista mesmo.

      Abraços.

      Excluir
  2. Pelo visto a única que caiu (ABRE11) é a única que tenho na carteira. Estou bem para escolher empresas, rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Honestamente não sei o que você viu nessa empresa. Se fosse para investir no setor educacional eu iria de KROT3.

      Abraços.

      Excluir
    2. Preocupa não E.I., isto ocorre nas melhores familias, rs

      Excluir
  3. Não acompanho o setor, mas penso que empresas de educação voltadas para o ensino técnico e profissionalizante tendem a performar melhor...

    ResponderExcluir
  4. Deixei de comprar KROT3 a R$ 38 pq achei que estava esticada demais e olha como ela está agora...
    Esse negócio de não comprar pq está mto caro não funciona para empresas de bons fundamentos. Vide Cielo: vc já viu a cotação dela cair pra valer? Difícil, né?! Se vc investe numa empresa que tenha ótimas perspectivas de crescimento de lucro e está na mídia, vc sempre vai pagar "caro" por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi recentemente a Ambev cair bastante, apesar de ser grande empresa.

      Excluir
    2. Então vc vai comprar Krot segunda não vai Mairlo? Se for colocar o discuro em pratica tem que ccomprar, rs

      Excluir
    3. Anom, ABEV caiu só um pouquim, mas mesmo assim comprei.

      Excluir
    4. Mais de 5% em 1 dia é pouquinho?

      Excluir
    5. rapa, mes passado teve ativo meua caindo 20% em um dia, kkk

      Excluir
    6. Anônimo, concordo com o Uó. 5% não é cair pra valer. Pra cair pra valer, eu considero algo em torno de 20, 30% desde algum topo. Inclusive, aproveitei esse dia de queda da Ambev para entrar no papel.

      Uó, não vou comprar na segunda pq não tenho $$$ agora. rsrs Mas ela está na minha lista de compras futuras. Se Deus quiser, serei sócio dela sim. Dela ou da Estácio. :)

      Abraço

      Excluir
    7. A SEER eu tb considero uma boa opção para investir no futuro, mas ainda não a analisei profundamente. Quem sabe mais pra frente...

      Excluir
    8. Vou esperar melhor momento para aportar em algum do setor de educação. Quanto ABEV3 estou sarisfeito com meu aporte da semana passada, rs

      Excluir
  5. Pra Buy and Hold? Não sei.... Sinceramente nunca pesquisei a fundo essas empresas do setor, porque, por fazer parte dele a muito tempo (meus pais são professores) tenho medo. É um setor que oscila demais, já vi de perto instituições educacionais bem grandes falirem em pouco tempo, então não arrisco, apesar de saber que minha opinião é baseada apenas no meu (pré)conceito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre há um riscom embutido. Temos que avaliar com calma. Seus pais trabalham em alguma destas?

      Excluir
  6. Enquanto a KROT, ESTC, AEDU atuam em regioes bastante disputadas, a SEER3 se beneficia sendo a maior na região norte e nordeste, que tem muito a ser explorado em termos de formação superior.

    ResponderExcluir
  7. Uo, pega essa grana, compre ITAUSA e fique susi! BAGUAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, mas posso esperar mais um tiquim? rs

      Excluir
  8. Como você consegue esses gráficos? Programa próprio ou um sítio específico na net?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é do home broker da corretora mycap mesmo, um dos melhores

      Excluir
  9. Uó, to correndo desse setor.
    Pelo menos pra Buy and Hold!
    A maioria é uniesquina sem o menor respeito pelos alunos. Exploram os coitados, não se preocupam com a qualidade de ensino. Só querem saber de aumentar a quantidade de alunos e receber a grana deles.
    Infelizmente só avançam pq o governo não quer concorrer com eles, nem fazer a parte dele.
    Talvez fosse uma boa pra especular. Talvez até mesmo para B&H, mas não para mim...

    abraço mestre!
    Continue nos instigando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fudido, concordo em parte com sua colocações, a questão da expçoração é exagero, tudo na vida tem seu preço, e educação é uma delas. Sobre a questão da qualidade temos hoje muitos mecanismos de avaliação, e tenho certeza que um dos mais pontos que contribuem para a piora da qualidade são os proprios alunos pois a maioria entra na faculdade só com o objetivo de obter o canudo.
      Estou mais é preocupado em encontrar forma de alavancar meu dinheiro, e este setor recebeu nos últimos anos muoitos inceitovos do governo o que você multiplicar os alunos matrivulados. A pergunta é: Estes incentivos irão continuar? Se forem eu estarei dentro pois tenho certeza que a quantidade de alunos estará sempre aumentando nos próximos anos.
      Abraço

      Excluir
  10. Sei lá Uó, eu prefiro os FIIs educacionais às ações do setor!

    Contratos longos, multas altas...

    ResponderExcluir